O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA

Autores/as

  • Edite Maria da Silva de Faria Universidade do Estado da Bahia

Palabras clave:

EJA, EJA. Formação docente, Paulo Freire

Resumen

Este artigo aborda o legado da obra de Paulo Freire para a formação de quem ensina e pesquisa na EJA. Diferentes segmentos sociais urbanos e rurais configuram a educação como um dos importantes e necessários caminhos de transformação social. O desafio é ampliar o olhar e o diálogo com sujeitos que caminham na busca das utopias, do ser mais, da esperança, por fim, como base das lutas sociais, dos sonhos, projetos e ações para a transformação. A questão norteadora da análise é: Como a obra de Paulo Freire contribui para a Educação Popular, para repensar escola pública e a formação de professores/pesquisadores de EJA na contemporaneidade? Interroga e descreve os impactos das políticas de formação inicial e continuada de professores dentro da universidade e para além dela.  Argumenta a favor de uma ecologia de saberes na formação de docentes da Educação de Jovens e Adultos. Conclui que a formação de professores, especialmente na EJA, ainda traz inúmeros desafios, devendo ser concebida como campo de luta e reconfiguração. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Edite Maria da Silva de Faria, Universidade do Estado da Bahia

Mulher negra, professora, nascida no campo. Possui graduação em Pedagogia. Doutora em Educação e Contemporaneidade pela UNEB. Professora Permanente do Mestrado Profissional de EJA (MPEJA) da UNEB. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política e Avaliação Educacional (GEPALE) Bahia. Curadora do Café com Paulo Freire Bahia

Citas

AGUILAR, L. E. Brasil-Argentina nos anos de 1982-1992. Campinas, SP: FE/Unicamp; R. Vieira Gráfica e Editora Ltda, 2000.

ALVES, N. Decifrando o pergaminho: o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, I. B.; ALVES, N. (orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas: sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

BAUMAN, Z. Tempos líquidos. Rio de Janeiro: J. Zahar, 2007.

BOFF, L. Prefácio. Pedagogia da Esperança: um reencontro como a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra. 2016. p. 9-12.

CAMPOS, R. C. Educação e participação política: notas sobre a educação no espaço urbano nos anos 80. Veracidade, Salvador, n. 4, p. 19-32, 1992.

FARIA, E. M. S. O Percurso Formativo dos Professores/Pesquisadores da EJA na Contemporaneidade. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 5, n. 7, p. 151-164, jul./dez. 2009.

FREITAS, H. C. L. de. Formação de professores no Brasil: 10 anos de embate entre projetos e formação. Revista Educação & Sociedade, Campinas, v. 23, n. 80, p. 136-167, 2002.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra,1967.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção Leitura).

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 43. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia dos sonhos possíveis. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e Ousadia: o Cotidiano do Professor. Tradução de Adriana Lopez; Revisão técnica de Lólio Lourenço de Oliveira. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986. (Coleção Educação e Comunicação, v. 18).

SANTOS, B. de S. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Revista Crítica de Ciências Sociais, v. 78, p. 3-46, out. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/nec/a/ytPjkXXYbTRxnJ7THFDBrgc/?lang=pt. Acesso em: 02 out. 2021.

SANTOS, B. de S. Renovar a teoria crítica e reinventar a emancipação social. São Paulo: Boitempo, 2011.

Publicado

2022-11-11 — Actualizado el 2022-11-11

Cómo citar

DA SILVA DE FARIA, E. M. O legado de Paulo Freire para a formação de professoras/es pesquisadoras/es da EJA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 31, n. 3, p. e-rte313202210, 2022. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/64780. Acesso em: 19 may. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático – A contribuição do Legado de Paulo Freire para as experiências