O centenário da independência em jornais do Recife:
reflexões para o ensino de História
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2023v32n1.65409Palavras-chave:
Centenário da Independência, Imprensa Pernambucana, Ensino de históriaResumo
Na perspectiva do ensino de história, as orientações legais, como as contidas na BNCC, preveem a utilização de diversas fontes a fim de tornar o ensino mais atrativo. Nesse caso, a utilização dos jornais como fontes para que os estudantes possam refletir sobre o cotidiano da época pode ser uma forma de abordagem do ensino de história na educação básica. Neste texto, discutiremos as comemorações por ocasião do Centenário da Independência no cenário pernambucano no ano de 1922, com o intuito de problematizar possibilidades de abordar a temática na educação básica no ensino de história, por meio do jornal. Para tanto, foram utilizadas edições de jornais do Recife (O Pequeno, A Província e Jornal do Recife) que circularam na semana em que se comemorou o Centenário da Independência brasileira (1822/1922). Na imprensa pernambucana, o Centenário mostrou-se um evento aguardado e planejado pela população.
Downloads
Referências
A BELLISSIMA comemoração do centenário pelo desporto nacional. Jornal do Recife. Recife, ano 65, v. 206, p. 1, 07 de setembro de 1922. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pagfis=86077>. Acesso em 24 de agosto de 2022
AS FESTAS do centenário em Recife. Jornal Pequeno. Recife, v. 198, p. 2-3, 06 de setembro de 1922b. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800643&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=33874>. Acesso em 24 de Agosto de 2022.
AS FESTAS do centenário. Jornal de Recife. Recife, v. 205, p. 1, 06 de setembro de 1922a. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pagfis=86077>. Acesso em 24 de agosto de 2022
A GRANDE DATA. Jornal de Recife. Recife, v. 206, p. 1, 09 de setembro de 1922. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pagfis=86101>. Acesso em: 13 de novembro de 2022.
BARROS, Carlos Henrique Farias de. Ensino de história, memória e história local. Criar Educação, v. 2, n.2. 2013. Disponível em: <https://periodicos.unesc.net/ojs/index.php/criaredu/article/view/1247>. Acesso em: 15 de novembro de 2022.
BAHIENSE, Priscilla Nogueira. FONSECA, Nelma Marçal Lacerda Fonseca. A Educação no Centenário da Independência do Brasil (1922). Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte – online, Vol. 6, Número Especial – Bicentenário da Independência, setembro, 2022, ISSN 2526-1126. Disponível em: < http://pensaraeducacao.com.br/rbeducacaobasica/wp-content/uploads/sites/5/2022/09/02-A-EDUCACAO-NO-CENTENARIO-DA-INDEPENDENCIA-DO-BRASIL-1922.docx.pdf>. Acesso em: 22 de nov. 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : história, geografia / Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília : MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular- BNCC. CIÊNCIAS HUMANAS – HISTÓRIA ENSINO FUNDAMENTAL Brasília :MEC/SEF, 2017
CAMPELLO, Samuel. A revolução de 1817. A Província. 208, p. 9, 07 de setembro de 1922. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=128066_02&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=7217>. Acesso em 13 de Novembro de 2022.
CELSO, Afonso. Sem efusão de sangue. Jornal de Recife. Recife, v. 206, p. 8, 07 de setembro de 1922. Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pagfis=86090>. Acesso em Novembro de 2022.
CHAUÍ, Marilena. Brasil: mito fundador e sociedade autoritária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2000.
JONAL DE RECIFE(a). Recife, v. 206, p. 1, 07 de setembro de 1922. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pagfis=86083>. Acesso em: 13 de novembro de 2022.
JONAL DE RECIFE(b). Recife, v. 206, p. 1, 09 de setembro de 1922. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&pagfis=86101>. Acesso em: 13 de novembro de 2022.
MELO, Mario. Pernambuco e a independência. A Província. Recife, v. 208, p. 9, 07 de setembro de 1922. Disponível em: < http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=128066_02&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=7224>. Acesso em 13 de Novembro de 2022.
PEREIRA, Edwirges de Sá. Pernambuco a´ independência. Jornal Pequeno. Recife, v. 198, p. 2, 06 de setembro de 1922b. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/docreader.aspx?bib=800643&pasta=ano%20192&pesq=&pagfis=33874>. Acesso em 24 de Agosto de 2022.
PEREIRA, Lopes. Quartel do comando da VI Região Militar: Boletim, nº 206. Jornal de Recife, v. 296, p. 5, 07 de Setembro de 1922. Disponível em: <http://memoria.bn.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=705110&Pesq=boletim&pagfis=86087>. Acesso em: 13 de novembro de 2022.
POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, v.5, n.10, p. 200-212. Rio de Janeiro: CP/DOC FGV, 1992.
SANTOS JUNIOR, Valdir Donizete dos. O Bicentenário para além da nação. Revista Brasileira de Educação Básica, Belo Horizonte – online, Vol. 6, Número Especial – Bicentenário da Independência, setembro, 2022, ISSN 2526-1126. Disponível em: < http://pensaraeducacao.com.br/rbeducacaobasica/wp-content/uploads/sites/5/2022/09/01-O-BICENTENARIO-PARA-ALEM-DA-NACAO.docx.pdf>. Acesso em: 22 de nov. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Temas em Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).