O programa residência pedagógica e a inclusão:

o (re)pensar das residentes sobre as práticas vivenciadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65451

Palavras-chave:

Público-Alvo da Educação Especial, Pedagogia, Residência Pedagógica, Exclusão, Covid-19

Resumo

O Programa Residência Pedagógica (PRP) visa, dentre outros objetivos, o aperfeiçoamento da formação e o contato efetivo com o contexto educacional no qual o(a) licenciando(a) irá atuar. Assim, com base no exposto, objetivamos: investigar como as práticas propostas no âmbito do PRP, a partir da pesquisa crítica de colaboração, podem suscitar o desenvolvimento de experiências inclusivas. O referencial teórico está pautado nas teorizações da psicologia sócio-histórica, com base em Vigotski e outros(as) autores(as). Outrossim, ainda com base na pesquisa do tipo colaborativa, utilizamos de sessões reflexivas individuais e coletivas, via Meet, com gravação em áudio e vídeo, com o total de 13 participantes, entre os meses de fevereiro e abril de 2022, vinculados a duas escolas campo do PRP, situadas no nordeste brasileiro, com análise de conteúdo temática. O corpus empírico aponta para o reconhecimento da exclusão vivenciada pelo estudante Público-Alvo da Educação Especial (PAEE) nas escolas campo do PRP. Em suma, as práticas propostas no âmbito do PRP, a partir da pesquisa crítica de colaboração, foram importantes, mas não suficientes para suscitar o desenvolvimento de experiências inclusivas no PRP.

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Biografia do Autor

Neiza de Lourdes Frederico Fumes, Universidade Federal de Alagoas

Doutora em Ciências do Desporto e Educação Física - Universidade do Porto/Portugal. Professora Titular do Instituto de Educação Física e Esporte e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFAL. Maceió/Alagoas/Brasil.

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

CAVALCANTI DA SILVA, S.; FUMES, N. de L. F. O programa residência pedagógica e a inclusão:: o (re)pensar das residentes sobre as práticas vivenciadas. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202418, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.65451. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/65451. Acesso em: 21 nov. 2024.