Se é educação, por que tem que ser inclusiva?
A inclusão de pessoas com deficiência e necessidade no Ensino Superior
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71317Palavras-chave:
Educação especial. Ensino superior. Pessoa com Necessidade Específica. Políticas de Inclusão.Resumo
Este artigo aborda a questão "Se é educação, por que tem que ser inclusiva?", focando na inclusão de pessoas com deficiência e necessidades específicas. O eixo central do estudo problematiza o acesso e a permanência das pessoas com deficiência no ensino superior, além de discutir concepções de educação inclusiva à luz da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015). O artigo defende a nomenclatura "pessoa com necessidade específicas" para designar o público-alvo das políticas inclusivas, oferecendo justificativas técnicas, teóricas e políticas para os processos de inclusão e permanência desses indivíduos na educação superior. A metodologia utilizada foi uma revisão de literatura, abrangendo produções científicas publicadas entre 2016 e 2020. Esse recorte temporal permite uma análise teórica e crítica das produções que tratam da problemática da Educação Inclusiva no ensino superior, especialmente em universidades comunitárias. O estudo evidencia os principais desafios e avanços na implementação de políticas inclusivas, ressaltando a importância de garantir condições adequadas para a inclusão e a permanência das pessoas com deficiência nas instituições de ensino superior brasileiras
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