Estratégias e recursos acessíveis na introduçao dos conceitos de área e perímetro no ensino de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66719Palavras-chave:
Deficiência Visual, Educação de Surdos, Recursos Acessíveis, Área e PerímetroResumo
Neste artigo, discute-se a introdução dos conceitos de contorno e preenchimento de uma região no plano, com sinônimos para o cálculo de perímetro e área de uma figura plana, como elementos essenciais para a compreensão destas grandezas, e para posterior avanço no cálculo de outras regiões, comumente estudadas nas escolas. O cálculo de perímetros e de áreas de regiões retangulares encontra-se presente na vida cotidiana e são importantes objetos de conhecimento para o desenvolvimento de habilidades e competências, sugeridas nos documentos oficiais. A atividade foi aplicada com estudantes com deficiência visual (DV) e com estudantes surdos, por meio do desenvolvimento de um recurso tátil, tridimensional, acessível, para potencializar o uso dos sentidos remanescentes dos estudantes envolvidos, a fim de que pudessem participar ativamente da resolução dos problemas propostos. Foram utilizados instrumentos de medidas convencionais e não convencionais, bem como discutiu-se, coletivamente, a utilização de termos, tais como, base, altura, dimensões, área, perímetro, entre outros, e a importância das unidades de medidas adequadas e padronizadas. Por fim, apresenta-se uma reflexão sobre a atividade, a necessidade de utilização de recursos e métodos acessíveis e as aproximações e os distanciamentos nas abordagens de conteúdos de Matemática para estudantes com DV e estudantes surdos. Como resultados, conclui-se que o recurso e os métodos discutidos apresentam grande potencial para proporcionar o desenvolvimento dos conceitos apresentados e, mais do que isso, podem proporcionar a participação efetiva dos estudantes na sala de aula, sobretudo por ser uma proposta direcionada a todos os estudantes, com ou sem deficiência.
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