Estratégias e recursos acessíveis na introduçao dos conceitos de área e perímetro no ensino de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66719

Palabras clave:

Deficiência Visual, Educação de Surdos, Recursos Acessíveis, Área e Perímetro

Resumen

En este artículo se aborda la introducción de los conceptos de contorno y relleno de una región en el plano, con sinónimos para el cálculo de perímetro y área de una figura plana, como elementos esenciales para la comprensión de estas magnitudes, y para un posterior avance en el cálculo de otras regiones, comúnmente estudiadas en las escuelas. El cálculo de perímetros y áreas de regiones rectangulares está presente en la vida cotidiana y son importantes objetos de conocimiento para el desarrollo de habilidades y competencias, sugeridas en documentos oficiales. La actividad se aplicó con alumnos con discapacidad visual (DV) y con alumnos sordos, a través del desarrollo de un recurso táctil, tridimensional, accesible, para potenciar el uso de los restantes sentidos de los alumnos involucrados, para que pudieran participar activamente. en la resolución de los problemas propuestos. Se utilizaron instrumentos de medición convencionales y no convencionales, así como el uso de términos como base, altura, dimensiones, área, perímetro, entre otros, y la importancia de unidades de medida adecuadas y estandarizadas. Finalmente, se presenta una reflexión sobre la actividad, la necesidad de utilizar recursos y métodos accesibles y las similitudes y diferencias en los enfoques de contenidos de Matemáticas para alumnos con VI y alumnos sordos. Como resultado, se concluye que el recurso y los métodos discutidos tienen un gran potencial para brindar el desarrollo de los conceptos presentados y, más que eso, pueden propiciar la participación efectiva de los estudiantes en el aula, principalmente porque es una propuesta dirigida a todos. estudiantes, con o sin discapacidad.

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Biografía del autor/a

Amanda dos Santos da Silva

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2023). Tem experiência na área de Matemática. Atualmente, atua como Professora Multiplicadora no grupo do Projeto Fundão - Setor Matemática intitulado "Ensino da Matemática para alunos com deficiência visual ou surdos". Tem interesse em pesquisas na área de Educação Matemática, principalmente em estudos relacionados a Educação Matemática Inclusiva.

Caroline Lima

Possui graduação em Matemática (2008) e mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Pará (2012). Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática/ PEMAT/UFRJ. Desempenha pesquisas em ensino de matemática para alunos surdos e formação de professores de matemática inclusivos. Atualmente, é professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro e membro do Grupo de Ensino de Matemática para Alunos com Deficiência Visual e Alunos Surdos do Projeto Fundão/UFRJ. 

Edney Dantas de Oliveira

Mestrado em Matemática (PROFMAT) no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), especialização em Matemática e Estatística pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) e graduação em Matemática (Licenciatura) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Iniciou sua carreira na docência em 1994 e desde 2014 é professor de matemática do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Benjamin Constant (IBC). Membro da Comissão que elaborou as apostilas: "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban: Menor Valor Relativo" e "Técnicas de Cálculo e Didática do Soroban: Maior Valor Relativo". Ministrando cursos de soroban na DEA (Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento) do IBC desde 2016. Áreas de interesse e pesquisa: Ensino de Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Acessibilidade pedagógica, Produção de Materiais e Recursos Didáticos acessíveis para estudantes com Deficiência Visual.

Fábio Garcia Bernardo

Doutorado em Educação Matemática pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino e História da Matemática e da Física (PEMAT-UFRJ), Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pelo Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ) e Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Ensino na Área da Deficiência Visual, do Ensino Médio Técnico profissionalizante (PROEJA) do Instituto Benjamin Constant e da Prefeitura Municipal de Duque de Caxias. Bolsista de Iniciação à docência da Faperj, Coordenador de disciplinas do Curso de Especialização em Educação Especial e Inovação Tecnológica - UFRRJ/CECIERJ. Áreas de interesse e pesquisa: Ensino de Matemática, Educação Especial e Inclusiva, Educação à Distância, Acessibilidade pedagógica, Produção de Materiais e Recursos Didáticos acessíveis para estudantes com Deficiência Visual.

Citas

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Publicado

2024-05-23

Cómo citar

CARDOSO DOS SANTOS, R.; DOS SANTOS DA SILVA, A.; LIMA, C.; DANTAS DE OLIVEIRA, E.; GARCIA BERNARDO, F. Estratégias e recursos acessíveis na introduçao dos conceitos de área e perímetro no ensino de estudantes com deficiência visual e estudantes surdos. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202451, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.66719. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66719. Acesso em: 29 jun. 2024.