Quais currículos querem jovens trabalhadores?

um estudo acerca da permanência de estudantes em um curso de Licenciatura em Química

Autores

  • Renata Aparecida Braz Garcia Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Bruna Jamila de Castro Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Ourinhos https://orcid.org/0000-0003-3073-0330
  • CRISTIANE BEATRIZ DAL BOSCO REZZADORI UTFPR - LONDRINA

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68627

Palavras-chave:

Formação inicial de professores. Histórias de vida. Estudantes-trabalhadores

Resumo

A escolha por um curso de graduação está relacionada ao contexto histórico e sociocultural em que o sujeito está envolvido. Uma vez realizada esta escolha, e adentrado o espaço da universidade, a permanência no curso nem sempre é fácil e garantida, em especial para estudantes-trabalhadores. A fim de investigar este contexto, toma-se como objetivo de pesquisa analisar a trajetória formativa de licenciandas-trabalhadoras no âmbito de curso de licenciatura em Química, quanto aos fatores que influenciam na permanência no curso e, consequentemente, na construção de sua identidade docente, em especial o papel do currículo neste contexto. Para tanto, esta investigação fez uso da pesquisa narrativa com enfoque em histórias de vida. As narrativas produzidas foram analisadas com base na análise de conteúdo, proposta por Bardin, e discutidas a partir de referencial teórico do campo da formação de professores no que toca a construção da identidade docente.

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Publicado

2024-05-21

Como Citar

BRAZ GARCIA, R. A.; DE CASTRO , B. J. .; DAL BOSCO REZZADORI, C. B. Quais currículos querem jovens trabalhadores? : um estudo acerca da permanência de estudantes em um curso de Licenciatura em Química. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202442, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68627. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68627. Acesso em: 24 dez. 2024.

Edição

Seção

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?