O Mapa da Vida como prática pedagógica no Programa Mulheres Mil:

uma análise de registros reflexivos de alunas do Curso de Formação Inicial e Continuada de Assistente Administrativo no IFRN

Autores

  • Adilina Andrade IFRN
  • Nairá Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte
  • Patrícia Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71635

Palavras-chave:

Mapa da vida. Mulheres Mil. Educação Profissional.

Resumo

O presente estudo apresenta a experiência realizada com a ferramenta pedagógica Mapa da Vida, tendo como objetivo refletir sobre o processo formativo vivenciado pelas mulheres do programa Mulheres Mil a partir dos seus registros reflexivos. A atividade proporcionou momentos de reflexão; de revisitar e de construir novas memórias; levou estas mulheres a perceberem que bagagens elas carregam ao longo da vida, e de como é necessário ressignificar as experiências para que outras possam ser acrescentadas, possibilitando a construção individual e coletiva de formação. A metodologia desenvolvida se deu a partir das vivências na realização da prática pedagógica com o Mapa da Vida, bem como das análises dos registros das educandas nesta atividade. Identificamos que esta prática promoveu processos de reflexão das educandas sobre as próprias aprendizagens, bem como favoreceu a autoformação e formação continuada dos docentes e da equipe pedagógica partícipes da experiência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nairá, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Mestranda do PPGEP/IFRN, Graduada em Pedagogia (2012), pela Universidade Federal do Acre. Durante a graduação, participou de projetos de extensão que envolviam memórias de leitura e formação docente. Pós-graduada em psicopedagogia com foco na ludicidade educacional. Em sua trajetória, sempre teve imersa em projetos culturais e educacionais, envolvendo alunos e professores. Durante quatro anos desenvolveu projetos em uma ONG de teatro e cinema que levava para as escolas de ensino médio do Acre muita cultura, diálogo e reflexões artísticas. Como integrante do grupo, lançou um livro chamado: Daqui onde estou dá pra ver o Brasil. Dentre as inúmeras experiências das quais participou ao longo dos últimos 10 anos, destaca-se o grupo criador Jabuti-Bumbá (Acre), que possibilitou o envolvimento com o processo de criação de uma manifestação cultural. Atualmente, trabalha no Núcleo de Atendimentos a Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas (NAPNE), no Campus Natal Zona Leste- EaD.

Patrícia, Instituição Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade do Minho, linha de investigação: Desenvolvimento Curricular. Mestra em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na Linha de Investigação "Práticas Pedagógicas e Currículo". Professora de Didática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, IFRN.  Experiência profissional na área de Educação, com ênfase em disciplinas, estudos, pesquisa e extensão atrelados à Didática, Currículo, Formação de Professores, Identidade Profissional, Educação de Jovens e Adultos e Educação à Distância.

Referências

ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BRASIL. Guia metodológico do sistema de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Brasília-DF: Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.MEC/MDS, 2012.http://portal.mec.gov.br/programa-mulheres-mil/mulheres-mil-projeto-piloto

BRASIL. Guia da Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil. Brasília-DF: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.. SETEC/MEC, 2023. Versão preliminar.

CHAMLIAN, Helena Coharik. Métodos autobiográficos e práticas de formação de adultos: apontamentos e balanços de experiências realizadas. In: PASSEGGI, Maria da Conceição e BARBOSA, Tatyana Mabel N. (Orgs.) Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal/RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. 274 p. (Pesquisa auto biográfica e Educação).

DELORY-MOMBERGUER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Prefácio de Pierre Dominicé. Trad. de Maria da Conceição Passegi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.

DELORY-MOMBERGUER, Christine. As histórias de vida. Da invenção de si ao projeto de formação. Natal: EDUFRN: Porto Alegre e EDIPUCRS: Brasília: EDUNEB, 2014.

DINIZ, Magda Renata Marques. Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino / Magda Renata Marques Diniz. - Natal, 2018. 138f.: il. color. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2018.

JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução: José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. [recurso eletrônico]. 1ed. .Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

ROCHA. Rita de Cássia. O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. Rita de Cássia Rocha. Natal, 2017. 179f.: il. color. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) , Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) - linha de pesquisa Políticas e Práxis em Educação profissional, 2017.

ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.

VALVERDE, S. L. e MELLO, S. A. Documentar: um novo olhar. São Carlos, SP; Pedro & João, 2021.

WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001a.

WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001b.

Downloads

Publicado

2025-02-05

Como Citar

ANDRADE, A.; DE FARIAS ROCHA, Ângela N.; DE MACÊDO CHAGAS, P. C. . O Mapa da Vida como prática pedagógica no Programa Mulheres Mil: : uma análise de registros reflexivos de alunas do Curso de Formação Inicial e Continuada de Assistente Administrativo no IFRN. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202511, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71635. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/71635. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISS