O Mapa da Vida como prática pedagógica no Programa Mulheres Mil:
uma análise de registros reflexivos de alunas do Curso de Formação Inicial e Continuada de Assistente Administrativo no IFRN
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71635Palavras-chave:
Mapa da vida. Mulheres Mil. Educação Profissional.Resumo
O presente estudo apresenta a experiência realizada com a ferramenta pedagógica Mapa da Vida, tendo como objetivo refletir sobre o processo formativo vivenciado pelas mulheres do programa Mulheres Mil a partir dos seus registros reflexivos. A atividade proporcionou momentos de reflexão; de revisitar e de construir novas memórias; levou estas mulheres a perceberem que bagagens elas carregam ao longo da vida, e de como é necessário ressignificar as experiências para que outras possam ser acrescentadas, possibilitando a construção individual e coletiva de formação. A metodologia desenvolvida se deu a partir das vivências na realização da prática pedagógica com o Mapa da Vida, bem como das análises dos registros das educandas nesta atividade. Identificamos que esta prática promoveu processos de reflexão das educandas sobre as próprias aprendizagens, bem como favoreceu a autoformação e formação continuada dos docentes e da equipe pedagógica partícipes da experiência.
Downloads
Referências
ARROYO, Miguel G. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA: itinerários pelo direito a uma vida justa. Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.
ARROYO, Miguel G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRASIL. Guia metodológico do sistema de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil – Educação, Cidadania e Desenvolvimento Sustentável. Brasília-DF: Secretaria Especial de Políticas para Mulheres.MEC/MDS, 2012.http://portal.mec.gov.br/programa-mulheres-mil/mulheres-mil-projeto-piloto
BRASIL. Guia da Metodologia de Acesso, Permanência e Êxito do Programa Mulheres Mil. Brasília-DF: Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.. SETEC/MEC, 2023. Versão preliminar.
CHAMLIAN, Helena Coharik. Métodos autobiográficos e práticas de formação de adultos: apontamentos e balanços de experiências realizadas. In: PASSEGGI, Maria da Conceição e BARBOSA, Tatyana Mabel N. (Orgs.) Narrativas de formação e saberes biográficos. Natal/RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008. 274 p. (Pesquisa auto biográfica e Educação).
DELORY-MOMBERGUER, Christine. Biografia e Educação: figuras do indivíduo-projeto. Prefácio de Pierre Dominicé. Trad. de Maria da Conceição Passegi. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2008.
DELORY-MOMBERGUER, Christine. As histórias de vida. Da invenção de si ao projeto de formação. Natal: EDUFRN: Porto Alegre e EDIPUCRS: Brasília: EDUNEB, 2014.
DINIZ, Magda Renata Marques. Vozes em diálogo no Promil: uma construção discursiva em torno do ser feminino / Magda Renata Marques Diniz. - Natal, 2018. 138f.: il. color. Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem. Natal, RN, 2018.
JOSSO, Marie Christine. Experiências de vida e formação. Tradução: José Claudino e Júlia Ferreira. São Paulo: Cortez, 2004.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. [recurso eletrônico]. 1ed. .Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.
ROCHA. Rita de Cássia. O PROGRAMA NACIONAL MULHERES MIL NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL. Rita de Cássia Rocha. Natal, 2017. 179f.: il. color. Dissertação (Mestrado) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) , Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP) - linha de pesquisa Políticas e Práxis em Educação profissional, 2017.
ROSA, João Guimarães. Grande Sertão: Veredas. 2. ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1967.
VALVERDE, S. L. e MELLO, S. A. Documentar: um novo olhar. São Carlos, SP; Pedro & João, 2021.
WARSCHAUER, Cecília. A roda e o registro: uma parceria entre professor, alunos e conhecimento. 3 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001a.
WARSCHAUER, Cecília. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001b.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Temas em Educação

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).