SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO E SEU ENSINO PARA O ALUNO SURDO

o que dizem as pesquisas já realizadas

Autores

  • Magda Josieli Souza de Souza Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub
  • Thais Philipsen Grutzmann Universidade Federal de Pelotas https://orcid.org/0000-0001-6015-1546

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69454

Palavras-chave:

Sistema Monetário, Surdo, Estado do Conhecimento, Enunciados, Visual

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o que já se tem produzido sobre o ensino do Sistema Monetário Brasileiro para alunos surdos do Ensino Fundamental. Para tanto, a pesquisa foi realizada na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), em maio de 2023, usando termos específicos, como “surdez”, “dinheiro”, “Sistema Monetário”, “Educação Financeira”, “Matemática” e “Anos Iniciais”. Os dados selecionados para a análise seguiram o proposto na metodologia de Morosini, Kohls-Santos e Bittencourt (2021). Os resultados desta investigação foram organizados a partir de duas categorias: Material Concreto e Enunciados de Problemas. Os resultados mostram que a visualidade é fundamental no processo de ensino e aprendizagem do sujeito surdo, a partir de sua língua que é visual, a Libras, aliada ao uso de materiais concretos e à apresentação dos enunciados dos problemas matemáticos de diferentes formas em sua representação, auxilia no processo de compreensão e aprendizagem.

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Biografia do Autor

Magda Josieli Souza de Souza, Escola Especial Bilíngue Professor Alfredo Dub

Pedagoga. Mestranda em Educação Matemática. 

Thais Philipsen Grutzmann, Universidade Federal de Pelotas

Departamento de Educação Matemática.

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Publicado

2024-12-20

Como Citar

SOUZA DE SOUZA, M. J. .; GRUTZMANN, T. P. SISTEMA MONETÁRIO BRASILEIRO E SEU ENSINO PARA O ALUNO SURDO: o que dizem as pesquisas já realizadas . Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202505, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69454. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69454. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO