O papel do CEEd/RS na operacionalização do ensino de Música
uma pesquisa documental
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69960Palavras-chave:
Educação Musical, Conselho Estadual de Educação, Rio Grande do SulResumo
Este artigo apresenta a pesquisa que investigou o papel do CEEd/RS na implementação do ensino de Música, utilizando seus documentos oficiais como dados. A metodologia empregada foi qualitativa, com ênfase na pesquisa documental. Os dados foram coletados via internet, por meio do site do CEEd/RS. Os resultados indicam que o CEEd/RS não emitiu normativas específicas nem pareceres oficiais sobre o ensino de Música nas escolas. Foram encontradas coletâneas de leis de ensino contendo atos federais e estaduais, mas estes não foram utilizados como base para promover a presença da Música nas escolas do Rio Grande do Sul. A pesquisa destaca a importância do CEEd/RS no fortalecimento das políticas públicas estaduais, ressaltando a necessidade de consolidar a legislação educacional relacionada ao ensino de Música escolar e fortalecer o papel dos Conselhos de Educação como órgãos consultivos e normativos.
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