O papel do CEEd/RS na operacionalização do ensino de Música

uma pesquisa documental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69960

Palavras-chave:

Educação Musical, Conselho Estadual de Educação, Rio Grande do Sul

Resumo

Este artigo apresenta a pesquisa que investigou o papel do CEEd/RS na implementação do ensino de Música, utilizando seus documentos oficiais como dados. A metodologia empregada foi qualitativa, com ênfase na pesquisa documental. Os dados foram coletados via internet, por meio do site do CEEd/RS. Os resultados indicam que o CEEd/RS não emitiu normativas específicas nem pareceres oficiais sobre o ensino de Música nas escolas. Foram encontradas coletâneas de leis de ensino contendo atos federais e estaduais, mas estes não foram utilizados como base para promover a presença da Música nas escolas do Rio Grande do Sul. A pesquisa destaca a importância do CEEd/RS no fortalecimento das políticas públicas estaduais, ressaltando a necessidade de consolidar a legislação educacional relacionada ao ensino de Música escolar e fortalecer o papel dos Conselhos de Educação como órgãos consultivos e normativos.

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Biografia do Autor

Cristina Rolim Wolffenbüttel, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pós-Doutora, Doutora e Mestre em Educação Musical. Licenciada em Música. Especialista em Informática na Educação: Ênfase em Instrumentação. Especialista em Literatura Brasileira. Especialista em Filosofia. Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais. Pró-Reitora de Extensão da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Docente do Curso de Graduação em Música: Licenciatura, na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Coordenadora do Curso de Especialização em Educação Musical, na Uergs. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (PPGED/Uergs). Orientadora de bolsistas de iniciação científica e extensão em Educação Musical, Música, Artes e Literatura, pelo CNPq, FAPERGS e UERGS. Líder dos Grupos de Pesquisa Educação Musical: Diferentes Tempos e Espaços (Grupem) e Arte: Criação, Interdisciplinaridade e Educação (ArtCIEd), registrados no CNPq, e certificados pela Uergs. Professora de Música da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Membro do Comitê Assessor de Artes e Letras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Vice-Presidente da Comissão Gaúcha de Folclore, e integrante da Fundação Santos Herrmann. Recebeu o Prêmio Jovem Pesquisador, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1988, com a pesquisa Acalantos, orientada pela Prof.ª Dr.ª Rose Marie Reis Garcia, com o objetivo de resgatar, coletar, analisar e caracterizar as cantigas de ninar. Em 2010 recebeu o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, do Comitê de Entidades no Combate à Fome e pela Vida (COEP), em reconhecimento às ações em música, desenvolvidas nas escolas públicas municipais de Porto Alegre, potencializando o COEP, na luta contra a fome e pela promoção da cidadania. Recebeu, em 2011, a Medalha Dante de Laytano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à preservação, promoção, pesquisa e defesa do folclore e das manifestações culturais populares no Rio Grande do Sul. Em 2013, recebeu o Troféu Mulher Gaúcha, da Secretaria de Políticas para as Mulheres/SPM-RS, pelo conjunto da obra nas pesquisas em Folclore e Educação Musical. Recebeu a honraria, em 2021, de nomear a Biblioteca Cristina Rolim Wolffenbüttel, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Beatriz Lemos, em Montenegro, Rio Grande do Sul. Da produção científica, destacam-se publicações individuais e com parcerias. É autora dos livros Folclore e Música Folclórica: o que os alunos vivenciam e pensam, A Inserção da Música em Projetos Político Pedagógicos da Educação Básica, A Música na Região de Montenegro, Cantigas de Ninar, Terço Cantado: a religiosidade popular na Região de Montenegro, Resgatando os Contos e as Lendas da Nossa Terra, além de artigos em periódicos científicos de Música, Educação, Educação Musical, Educação e Cultura Popular. No campo artístico atuou como violinista, na Orquestra do Centro Cultural 25 de Julho, e foi regente do Coral do Colégio Sévigné, ambos em Porto Alegre. Em Montenegro foi regente do Grupo de Canto Gregoriano Vox Noctis e do Coral da Fundarte. Na cidade de Gravataí foi regente dos coros Infantil e Adulto. É verbete no Dicionário de Mulheres, da autoria de Hilda Agnes Hubner Flores, e no Dicionário de Educação Musical, de José Nunes Fernandes.

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Publicado

2025-02-05

Como Citar

WOLFFENBÜTTEL, C. R. O papel do CEEd/RS na operacionalização do ensino de Música: uma pesquisa documental. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202522, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.69960. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69960. Acesso em: 20 abr. 2025.