A questão étnico-racial em livros didáticos de humanas do Ensino Médio:
reflexões a partir do estado do conhecimento
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.70179Palavras-chave:
Educação das relações étnico-raciais, Livro didático, Ensino médioResumo
O artigo objetiva refletir sobre o estado do conhecimento acerca da questão étnico-racial em livros didáticos da área de Humanas disponibilizados pelo PNLD aos estudantes do ensino médio. O estado do conhecimento, que consiste em um tipo de pesquisa bibliográfica, foi realizado a partir de buscas em duas bases de dados. Para que as buscas ocorressem, inicialmente foram fixados os descritores, delimitado o recorte espaço-temporal e estabelecidos os critérios de triagem. Na sequência, o material foi integralmente lido e organizado a partir de categorias temáticas, favorecedoras da discussão por eixos. Como resultado, constatou-se que nem todos os trabalhos selecionados travam debates teórico-conceituais acerca dos usos da categoria raça, contudo, em todos eles consta o entendimento de que, não obstante as mais de duas décadas de presença da Educação das Relações Étnico-Raciais na legislação educacional brasileira, os livros didáticos ainda tendem a reproduzir uma visão de mundo eurocentrada e, portanto, colonial.
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