A questão étnico-racial em livros didáticos de humanas do Ensino Médio:

reflexões a partir do estado do conhecimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.70179

Palavras-chave:

Educação das relações étnico-raciais, Livro didático, Ensino médio

Resumo

O artigo objetiva refletir sobre o estado do conhecimento acerca da questão étnico-racial em livros didáticos da área de Humanas disponibilizados pelo PNLD aos estudantes do ensino médio. O estado do conhecimento, que consiste em um tipo de pesquisa bibliográfica, foi realizado a partir de buscas em duas bases de dados. Para que as buscas ocorressem, inicialmente foram fixados os descritores, delimitado o recorte espaço-temporal e estabelecidos os critérios de triagem. Na sequência, o material foi integralmente lido e organizado a partir de categorias temáticas, favorecedoras da discussão por eixos. Como resultado, constatou-se que nem todos os trabalhos selecionados travam debates teórico-conceituais acerca dos usos da categoria raça, contudo, em todos eles consta o entendimento de que, não obstante as mais de duas décadas de presença da Educação das Relações Étnico-Raciais na legislação educacional brasileira, os livros didáticos ainda tendem a reproduzir uma visão de mundo eurocentrada e, portanto, colonial.

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Biografia do Autor

Lidiane Silva Rocha Magalhães, Universidade de Uberaba

Doutoranda em Educação pela Universidade de Uberaba, com mestrado pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Graduada em Ciências Sociais pela Fundação Educacional Nordeste Mineiro e em História pelo Centro Universitário de Caratinga. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira. É gestora da E.E. Alberto Barreiros, de Teófilo Otoni (MG). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas da Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi).

Fernanda Telles Márques, Universidade de Uberaba

Cientista social pela Unesp de Marília, com Mestrado e Doutorado pela Unesp de Araraquara, e Pós-Doutorado em Estudos Culturais pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Uberaba, e do Programa de Pós-graduação Profissional em Educação da mesma instituição - campus Uberlândia. É membro efetivo da Associação Brasileira de Antropologia (ABA) e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação na Diversidade para a Cidadania (GEPEDiCi). 

Referências

REFERÊNCIAS

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Publicado

2025-02-04

Como Citar

MAGALHÃES, L. S. R.; MÁRQUES, F. T. A questão étnico-racial em livros didáticos de humanas do Ensino Médio: : reflexões a partir do estado do conhecimento. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202521, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.70179. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/70179. Acesso em: 20 abr. 2025.