CÍRCULOS DE CULTURA: CRÍTICAS E SILENCIAMENTOS
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.70685Palavras-chave:
Círculos de Cultura, Golpe Civil-militar, SilenciamentosResumo
O presente artigo se origina de uma pesquisa de doutorado já finalizada que teve a intenção de abordar a mobilização para a realização dos círculos de cultura (que fizeram parte de um movimento de alfabetização e educação popular fundamentado e proposto por Paulo Freire) no Rio Grande do Sul, com delimitação temporal voltada ao início dos anos 1960. As fontes da tese foram especialmente reportagens de jornais e entrevistas narrativas. Ao retomar tais fontes, a análise teve como foco suas menções às críticas produzidas para aquela prática educacional e aos silenciamentos decorrentes do Golpe Civil-militar (ocorrido em 1964) que conteve, ao menos, publicamente, as atividades que estavam ocorrendo. As reportagens de diferentes momentos (todas em período de final dos anos 1950 e início de 1960), bem como as entrevistas, apresentam alguns destaques para a temática proposta pelo dossiê, convocando a escrita de perspectivas relacionadas à opressão de uma atividade educacional que estava sendo organizada com a intenção de contribuir com processos de libertação e (re)democratização do povo brasileiro. A escrita se deu a partir dos pressupostos da História da Educação e História Cultural para a construção do percurso teórico-metodológico da pesquisa, utilizando a análise documental e a História Oral para fundamentar o estudo.
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Referências
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