Práticas pedagógicas e formação docente em educação emocional no acolhimento às diversidades:
um estudo de caso no Ensino Médio Integrado
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71353Palavras-chave:
Educação Emocional. Diversidade. Formação docente. Ensino Médio Integrado.Resumo
Sabe-se que alguns estudantes têm mais facilidade para a aprendizagem e outros menos. Neste contexto perdura na humanidade o questionamento sobre o que fazer para que os seres humanos, sem exceção, possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem, dentro dos limites da compreensão de que os indivíduos são diversos e que os docentes necessitam de uma formação docente não somente ancorada no desenvolvimento cognitivo, mas também emocional de seus estudantes? Para tanto, construímos, de forma sucinta, um referencial teórico que resgata trabalhos sobre o tema: inteligência, até que nos deparamos com a importância do desenvolvimento da inteligência emocional e a partir daí propomos a educação emocional para a formação docente. Nesta perspectiva, apresentamos um estudo de caso que buscou desvendar os saberes e práticas de docentes do Ensino Médio Integrado de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, a fim de refletirmos sobre a necessidade de uma formação docente que contemple a formação integral dos estudantes, a qual vai além do compartilhar de conhecimentos técnicos e científicos,, mas também emocionais, como forma de acolhimento dos estudantes em suas necessidades de aprendizagem e no contexto das diversidades humanas e das percepções de aceitação e pertencimento no ambiente educacional. Afinal, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, como na canção: “Dor de iludir”, de Caetano Veloso, mas como uma ressalva, os seres humanos, em sua diversidade e vulnerabilidade, conhecem muito mais as dores pela falta de acolhimento, em especial, nas escolas.
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