Práticas pedagógicas e formação docente em educação emocional no acolhimento às diversidades:

um estudo de caso no Ensino Médio Integrado

Autores

  • Ana Lúcia Araújo Borges IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Professor Luciano IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro
  • Cláudia IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71353

Palavras-chave:

Educação Emocional. Diversidade. Formação docente. Ensino Médio Integrado.

Resumo

Sabe-se que alguns estudantes têm mais facilidade para a aprendizagem e outros menos.  Neste contexto perdura na humanidade o questionamento sobre o que fazer para que os seres humanos, sem exceção, possam desenvolver o seu potencial de aprendizagem, dentro dos limites da compreensão de que os indivíduos são diversos e que os docentes necessitam de uma formação docente não somente ancorada no desenvolvimento cognitivo, mas também emocional de seus estudantes? Para tanto, construímos, de forma sucinta, um referencial teórico que resgata trabalhos sobre o tema: inteligência, até que nos deparamos com a importância do desenvolvimento da inteligência emocional e a partir daí propomos a educação emocional para a formação docente. Nesta perspectiva, apresentamos um estudo de caso que buscou desvendar os saberes e práticas de docentes do Ensino Médio Integrado de uma instituição da Rede Federal de Educação Profissional, a fim de refletirmos sobre a necessidade de uma formação docente que contemple a formação integral dos estudantes, a qual vai além do compartilhar de conhecimentos técnicos e científicos,, mas também emocionais, como forma de acolhimento dos estudantes em suas necessidades de aprendizagem e no contexto das diversidades humanas e das percepções de aceitação e pertencimento no ambiente educacional. Afinal, cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é, como na canção: “Dor de iludir”, de Caetano Veloso, mas como uma ressalva, os seres humanos, em sua diversidade e vulnerabilidade, conhecem muito mais as dores pela falta de acolhimento, em especial, nas escolas. 

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Biografia do Autor

Professor Luciano, IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Graduado em História pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Araxá (1997), atual Uniaraxá, especialista em Teoria e Metodologia do Ensino e da Pesquisa em História e em História do Brasil República pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em História Social também pela UFU (2002). Doutor em História das Ciências pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010). Pós-Doutor em História pela UFU (2020). Possui experiência na docência em História no Ensino Fundamental, Ensino Médio (História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Economia), Ensino Superior e Pós-graduação lato sensu e stricto sensu . Já lecionou vários cursos de extensão universitária. Tem experiência na pesquisa em História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nos seguintes temas: história das doenças, hanseníase, lepra, história local e saúde pública. Desenvolve pesquisas na área da Educação, Educação Profissional e Tecnológica e do Ensino. Atua no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica (MPET) do IFTM-Câmpus Uberaba e no Mestrado Profissional em Educação Tecnológica ofertado em Rede Nacional (PROFEPT).

Cláudia , IFTM - Instituto Federal do Triângulo Mineiro

É mestre em Educação Profissional, Técnica e Tecnológica pelo ProfEPT. Possui graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná(2018). Atualmente é ADMINISTRADOR do Instituto Federal do Triângulo Mineiro. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino Médio Integrado. 

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Publicado

2025-01-31

Como Citar

ARAÚJO BORGES, A. L.; MARCOS CURI , L. .; FABIANA DE OLIVEIRA , C. . Práticas pedagógicas e formação docente em educação emocional no acolhimento às diversidades: : um estudo de caso no Ensino Médio Integrado. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202514, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71353. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/71353. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISS