Inclusão de estudantes com deficiência:

um estudo sobre representações sociais de docentes de Cursos Técnicos Subsequentes

Autores

  • Poliana de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) https://orcid.org/0009-0002-7490-737X
  • Andreza Maria Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71438

Palavras-chave:

Inclusão. Representações sociais. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Neste artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, analisamos representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência construídas por professores/as de cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Olinda e como essas representações orientam práticas de docentes. O referencial é a Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici. O estudo é de natureza qualitativa, e participaram cinco docentes de cursos técnicos subsequentes em Artes Visuais e em Computação Gráfica. A técnica de coleta de informações foi a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Nossos resultados evidenciaram que as representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência construídas pelos/as professores/as abrangem práticas docentes inclusivas, que envolvem o acompanhamento pedagógico individual e o planejamento flexível. Essas representações sociais se aproximam do paradigma da educação inclusiva, sendo orientadoras das práticas docentes em sala de aula.

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Biografia do Autor

Poliana de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), especialização em Educação Especial pela Faculdade Joaquim Nabuco e Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Concluiu o curso de Língua Brasileira de Sinais -LIBRAS e o curso de Tiflologia, no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual- CAP. Atualmente, atua como Pedagoga na Coordenação de Apoio Pedagógico- CAP, na Universidade Federal Rural de Pernambuco. Participante no Grupo de Pesquisa CNPq/IFPE- Organização, memórias e práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica, na linha de pesquisa Práticas Educativas em Educação Profissional e Tecnológica (EPT).

Andreza Maria Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco.

Realizou seu percurso formativo na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui doutorado em Educação (2017), mestrado em Educação (2009) e graduação em Pedagogia (2006). Atualmente, é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Atua nos cursos de Licenciatura em Física e Licenciatura em Matemática do campus Pesqueira, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: formação de professores, prática pedagógica e docente, organização escolar brasileira, relação família-escola e ensino médio. Desenvolve pesquisas orientadas pela Teoria das Representações Sociais, cunhada por Serge Moscovici. É líder do Grupo de Pesquisa "Formação de Professores e Representações Sociais", certificado pelo CNPq.

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Publicado

2025-02-03

Como Citar

CAVALCANTE DE SOUZA, P.; LIMA, A. M. Inclusão de estudantes com deficiência: : um estudo sobre representações sociais de docentes de Cursos Técnicos Subsequentes. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte341202512, 2025. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71438. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/71438. Acesso em: 20 abr. 2025.

Edição

Seção

Dossiê "DIVERSIDADE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO PROFISS