Inclusão de estudantes com deficiência:
um estudo sobre representações sociais de docentes de Cursos Técnicos Subsequentes
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.71438Palavras-chave:
Inclusão. Representações sociais. Educação Profissional e Tecnológica.Resumo
Neste artigo, recorte de uma pesquisa mais ampla, analisamos representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência construídas por professores/as de cursos técnicos subsequentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) – campus Olinda e como essas representações orientam práticas de docentes. O referencial é a Teoria das Representações Sociais (TRS), proposta por Serge Moscovici. O estudo é de natureza qualitativa, e participaram cinco docentes de cursos técnicos subsequentes em Artes Visuais e em Computação Gráfica. A técnica de coleta de informações foi a entrevista semiestruturada. Para a análise, utilizamos a Técnica de Análise de Conteúdo Categorial Temática. Nossos resultados evidenciaram que as representações sociais de inclusão de estudantes com deficiência construídas pelos/as professores/as abrangem práticas docentes inclusivas, que envolvem o acompanhamento pedagógico individual e o planejamento flexível. Essas representações sociais se aproximam do paradigma da educação inclusiva, sendo orientadoras das práticas docentes em sala de aula.
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