ANÁLISE DO DISCURSO EM FOUCAULT E O PAPEL DOS ENUNCIADOS: PESQUISAR SUBJETIVIDADES NAS ESCOLAS

Authors

  • Julia Mayra Duarte Alves Universidade Federal de Alagoas
  • Laura Cristina Vieira Pizzi Universidade Federal de Alagoas

Abstract

Este texto apresenta os caminhos de uma pesquisa que utilizou a Análise do Discurso (AD) a partir do pensamento de Michel Foucault, principalmente, da noção de que o sujeito não possui uma essência, mas que sua subjetividade é constituída no e pelo discurso. A investigação buscou observar como garotos são interpelados e subjetivados pelos enunciados que circulam em uma escola pública de ensino fundamental, relacionados ao filé, um artesanato produzido tradicionalmente, apenas por mulheres. Foram utilizadas algumas atitudes metodológicas sugeridas por Fischer a partir das contribuições de Foucault: a linguagem e o discurso são lugares de lutas permanentes; os enunciados são raros e nem sempre são óbvios e exclusivos; é preciso atentar às práticas discursivas e não discursivas; e a de que é preciso manter uma atitude de dúvida diante dos aspectos investigados. Apresentamos uma discussão sobre estas atitudes e buscamos destacar a função produtiva do discurso e dos efeitos de verdade na produção de subjetividades. O texto visa contribuir para os debates na área da análise do discurso destacando dois elementos dessa metodologia inspirada em Foucault: a necessária relação entre o aspecto teórico e o metodológico e o entendimento de que o discurso produz determinados sujeitos. Nesse sentido, a análise do discurso mais do desvelar a verdade dos discursos, busca repensar seus efeitos na constituição dos sujeitos.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Julia Mayra Duarte Alves, Universidade Federal de Alagoas

Docente do CEDU/UFAL. Mestre em Educação pelo PPGE/UFAL e integrante do grupo de pesquisa ”Currículo, atividade docente e subjetividades”.

Laura Cristina Vieira Pizzi, Universidade Federal de Alagoas

Docente do CEDU e do PPGE/UFAL. Doutora em Educação pela PUC/SP: Currículo e líder do grupo de pesquisa “Currículo, atividade docente e subjetividades”.

References

ALVES, Julia Mayra Duarte. “Oxe, eu sou macho, professor!”: a escola e os processos de subjetivação dos meninos em um bairro de Maceió/AL. 118 f. Dissertação de Mestrado em Educação, PPGE – Universidade Federal de Alagoas, Maceió, 2013.

CHIZZOTTI, Antonio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez. 1995.

DANTAS, Carmem L. Rendeiras de Riacho Doce - pesquisa e texto. Rio de Janeiro: Funarte, CNFCP, 2002.

FISCHER, Rosa M. B. Foucault e a análise do discurso em educação. Cadernos de Pesquisa. Rio de Janeiro, n. 114, p. 197-223, 2001.

______. A paixão de trabalhar com Foucault. In: COSTA, Marisa V. (Org.). Caminhos investigativos: novos olhares na pesquisa em educação. 2. ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2002, p. 39-60.

______. Foucault revoluciona a pesquisa em educação? Perspectiva. Florianópolis, v. 21, n. 2, 2003, p. 371-389.

______. Verdades em suspenso: Foucault e os perigos a enfrentar. In: COSTA, Marisa V. (Org.) Caminhos investigativos II: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina editora, 2007, p. 48-70.

FOUCAULT, Michel. História da loucura. São Paulo: Perspectiva, 1972.

______. História da sexualidade 2: o uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Graal, 1984.

______. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Campinas: Loyola, 1996.

______. Foucault. In: MOTTA, Manoel. B. (Org). Ditos e escritos V. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006.

______. Subjetividade e verdade. In: _____. Resumo dos cursos do Collège de France (1970-1982). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997. p. 107-115.

______. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

GREGOLIN, Maria do R. Foucault e Pêcheux na análise do discurso: diálogos e duelos. São Carlos: Claraluz, 2007.

LAKATOS, Eva M; MARCONI, Marina de A. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 1994.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MESQUITA, Marcos R.; ALVES, Julia M. D.; MARTINS, Mário H. da M. Gênero, arte e cultura: discutindo o caso dos rendeiros do Pontal da Barra. In: LEITÃO, Heliane de A. L. (Org.) Coisas do gênero: diversidade e desigualdade. Maceió: EDUFAL, 2011, p. 147-165.

PINHEIRO, Odette. G. Entrevista: uma prática discursiva. In: SPINK, M. J. (org.) Práticas discursivas e produção de sentido no cotidiano: aproximações teóricas e metodológicas. São Paulo: Cortez, 2000, p.183-214.

PIZZI, Laura C. V. Pesquisando as diferenças no currículo: contribuições da análise do discurso. In: CAVALCANTE, Maria A. S. e FUMES, Neiza L. F. (Orgs.) Educação e Linguagem: saberes, discursos e práticas. Maceió: EDUFAL, 2006, p. 21-33.

PIZZI, Laura C. V. et al. Análise sobre Currículo como Discurso, Texto e Narrativa. In: MACEDO, Elisabeth; MACEDO, Roberto S.; AMORIM, Antonio C (Orgs.) Discurso, texto, narrativa nas pesquisas em currículo. Campinas: FE/UNICAMP, 2009, p. 16-29.

ROCHA, Décio; DAHER Maria D. C.; SANT'ANNA, Vera L. A. A entrevista em situação de pesquisa acadêmica: reflexões numa perspectiva discursiva. Revista Polifonia, n. 8. Cuiabá: EdUFMT, 2004, p. 161-180.

SANT´ANA, Moacir M. de. O Pontal da Barra através de um parecer. Revista do Instituto Histórico e Geográfico de Alagoas. Maceió, v. 41, 1989.

SILVA, Tomaz T. As pedagogias psi e o governo do eu nos regimes neoliberais. In: _____ (Org.). Liberdades reguladas: a pedagogia constutivista e outras formas de governo do eu. Petropolis: Vozes, 1998, p. 7-13.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault & a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

Published

2014-06-29

How to Cite

ALVES, J. M. D.; PIZZI, L. C. V. ANÁLISE DO DISCURSO EM FOUCAULT E O PAPEL DOS ENUNCIADOS: PESQUISAR SUBJETIVIDADES NAS ESCOLAS. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 81–94, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/19678. Acesso em: 18 dec. 2024.

Issue

Section

REVIEW ARTICLE