ANÁLISE DO DISCURSO EM FOUCAULT E O PAPEL DOS ENUNCIADOS: PESQUISAR SUBJETIVIDADES NAS ESCOLAS
Abstract
Este texto apresenta os caminhos de uma pesquisa que utilizou a Análise do Discurso (AD) a partir do pensamento de Michel Foucault, principalmente, da noção de que o sujeito não possui uma essência, mas que sua subjetividade é constituída no e pelo discurso. A investigação buscou observar como garotos são interpelados e subjetivados pelos enunciados que circulam em uma escola pública de ensino fundamental, relacionados ao filé, um artesanato produzido tradicionalmente, apenas por mulheres. Foram utilizadas algumas atitudes metodológicas sugeridas por Fischer a partir das contribuições de Foucault: a linguagem e o discurso são lugares de lutas permanentes; os enunciados são raros e nem sempre são óbvios e exclusivos; é preciso atentar às práticas discursivas e não discursivas; e a de que é preciso manter uma atitude de dúvida diante dos aspectos investigados. Apresentamos uma discussão sobre estas atitudes e buscamos destacar a função produtiva do discurso e dos efeitos de verdade na produção de subjetividades. O texto visa contribuir para os debates na área da análise do discurso destacando dois elementos dessa metodologia inspirada em Foucault: a necessária relação entre o aspecto teórico e o metodológico e o entendimento de que o discurso produz determinados sujeitos. Nesse sentido, a análise do discurso mais do desvelar a verdade dos discursos, busca repensar seus efeitos na constituição dos sujeitos.
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