DOCÊNCIA E HABILIDADES SOCIAIS: ANÁLISE DOS PERFIS DE EDUCADORES DE DUAS ESCOLAS DE SANTA RITA-PB
Abstract
Apresentam-se os resultados de um estudo cujo objetivo foi o de identificar e analisar os perfis de educadores de duas escolas da rede municipal de Santa Rita-PB em habilidades sociais. Para a consecução dessa meta, utilizou-se o Inventário de Habilidades Sociais-Del-Prette, que permitiu aferir o repertório dos educadores participantes. Os resultados obtidos com esse instrumento demonstraram carência de habilidades sociais relevantes para a docência, como “pedir mudança de conduta”, “lidar com críticas”, “elogiar outrem”, “falar a público conhecido”, “lidar com chacotas”, dentre outras. Sendo as habilidades sociais um dos elementos da competência inter-relacional, condição para intervenções pedagógicas apropriadas à gestão da violência na escola, concluiu-se que o professorado participante necessitava de treinamento nesse domínio, o que se efetivou através de um projeto de extensão decorrente da pesquisa em que se insere este estudo.
Palavras-chaves: Habilidades sociais. IHS-Del-Prette. Formação de educadores.
Downloads
References
ANDRADE, F.C. B. Ser uma lição permanente: psicodinâmica da competencia inter-relacional do (a) educador (a) na gestão de conflitos e na prevenção da violencia na escola. 2007a. 220 f. Tese (Doutorado em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2007a.
_____. Competência para fazer face à violência: definindo a competência do (a) educador (a) no manejo da violência na escola. Olhar de professor. v. 10, n. 1,p. 209-229, 2007b.
BANDEIRA, M. et al. Comportamentos problemáticos em estudantes do ensino fundamental: características da ocorrência e relação com habilidades sociais e dificuldade de aprendizagem. Estudos da psicologia, v.11, n 2, p.199-208, 2006.
DEL PRETTE, Zilda; DEL PRETTE, Almir. Inventário de habilidades sociais-del-prette. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2001.
_____. Psicologia das habilidades sociais: terapia e educação. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).