AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO COTIDIANO DA ESCOLA: O PONTO DE VISTA DOS DISCENTES DA LICENCIATURA EM PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE
Abstract
A construção social dos gêneros realiza-se nas mais diversas instituições e práticas sociais. Dentre as diversas instituições, a escola tem contribuído para a formação de sujeitos desiguais. Contudo, o papel da escola pode ser diferente. Para isso, torna-se necessário que se busque problematizar as práticas docentes, que muitas vezes colaboram para o estabelecimento da desigualdade entre os sexos. Este trabalho evidencia a importância da discussão sobre relações de gênero no âmbito escolar; revela a opinião dos discentes da licenciatura em Pedagogia da UERN sobre a questão e como se pretende discutir a temática em suas futuras práticas pedagógicas. Para tal, realizamos uma revisão de literatura acerca dos saberes docentes, da formação docente e da temática de gênero, aplicação de questionários junto aos discentes da licenciatura em Pedagogia, análise do currículo e das ementas das disciplinas. A pesquisa revelou que os discentes não têm conhecimentos consistentes sobre a questão de gênero, considerando necessária a discussão nas escolas, contudo, não acreditam estar preparados para realizar esta discussão, pois a formação não contempla a questão de gênero. Os entrevistados mostraram-se a favor da discussão sobre as relações de gênero, reconhecendo que a formação recebida, como já destacado, não contempla essa temática, dificultando a discussão nas suas futuras práticas educativas.
Palavras-chave: Gênero. Educação. Pedagogia. Formação de professores.
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