SOBRE O LUGAR DA EDUCAÇÃO NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA

Autores

  • Amurabi Oliveira Universidade Federal de Santa Catarina

Resumo

No campo acadêmico, existem hierarquias claras sobre quais objetos são ou não privilegiados em termos de investigação, o que se aplica aos diversos campos disciplinares. Tais hierarquias são construídas socialmente, de acordo com o percurso das disciplinas acadêmicas e são transparecidas em diversos âmbitos. Considerando tais questões, analiso o lugar que a Educação ocupa nas pesquisas antropológicas no Brasil, considerando duas questões: a) o histórico sobre a questão da Antropologia da Educação no Brasil; e b) o lugar da Educação nas pesquisas em Antropologia, a partir das linhas de pesquisa dos Programas de Pós-graduação da área. Os resultados encontrados me levam a apontar para o lugar periférico que a educação ocupa na pesquisa antropológica brasileira de tal modo que a Antropologia da Educação ainda seria um campo em processo de constituição.

Palavras-chaves: Antropologia da Educação; Campo acadêmico; Antropologia brasileira.

 

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Biografia do Autor

Amurabi Oliveira, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado e Mestre em Ciências Sociais (UFCG), Doutor em Sociologia (UFPE), Professor da Universidade Federal de Ssanta Catarina (UFSC) atuante em seu Programa de Pós-Graduação em Sociologia Política.

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Publicado

2015-05-03

Como Citar

OLIVEIRA, A. SOBRE O LUGAR DA EDUCAÇÃO NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 24, n. 1, p. 40–50, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/21395. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO