SOBRE O LUGAR DA EDUCAÇÃO NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA
Abstract
No campo acadêmico, existem hierarquias claras sobre quais objetos são ou não privilegiados em termos de investigação, o que se aplica aos diversos campos disciplinares. Tais hierarquias são construídas socialmente, de acordo com o percurso das disciplinas acadêmicas e são transparecidas em diversos âmbitos. Considerando tais questões, analiso o lugar que a Educação ocupa nas pesquisas antropológicas no Brasil, considerando duas questões: a) o histórico sobre a questão da Antropologia da Educação no Brasil; e b) o lugar da Educação nas pesquisas em Antropologia, a partir das linhas de pesquisa dos Programas de Pós-graduação da área. Os resultados encontrados me levam a apontar para o lugar periférico que a educação ocupa na pesquisa antropológica brasileira de tal modo que a Antropologia da Educação ainda seria um campo em processo de constituição.
Palavras-chaves: Antropologia da Educação; Campo acadêmico; Antropologia brasileira.
Downloads
References
ABRAMOWICZ, Anete; RODRIGUES, Tatiane Consentino; CRUZ, Ana Cristina. A diferença e a diversidade na Educação. Contemporânea - Revista de Sociologia da UFSCar, v. 2, n. 2, p. 85-97, 2011.
ANDRÉ, Marli. Etnografia da prática escolar. Campinas: Papirus: 1995.
BOURDIEU, Pierre; CHAMBOREDON, Jean-Claude; PASSERON, Jean-Claude O ofício do sociólogo. Petrópolis: Vozes, 2004.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relação de cursos recomendados e reconhecidos – Antropologia. Disponível em: <http://conteudoweb.capes.gov.br/conteudoweb/ProjetoRelacaoCursosServletacao=pesquisarIes&codigoArea=70300003&descricaoArea=&descricaoAreaConhecimento=ANTROPOLOGIA&descricaoAreaAvaliacao=ANTROPOLOGIA+%2F+ARQUEOLOGIA#>. Último acesso em 2 de nov. De 2014.
COHN, Clarice. Antropologia da Criança. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2005.
CUNHA, Luiz Antônio. A educação na Sociologia: um objeto rejeitado? Cadernos Cedes, s/v, n 27, p. 9-22, 1992.
GOMES, Ana Maria R.; GOMES, Nilma Lino. Anthropology and Education in Brazil: Possible Pathways. In: ANDERSON-LEVITT, Kathryn M.. (Org.). Anthropologies of Education: a global guide to ethnographic studies of learning and schooling. New York: Berghahn Books, 2001.
GUSMÃO, Neusa Maria. Antropologia e educação: origens de um diálogo. Cadernos CEDES. n. 43 v. 43, p. 8-25. 1997.
OLIVEIRA, Amurabi. A Antropologia dos não antropólogos e outras questões etnocêntricas. Revista Anthropológicas, v. 22, n1, p. 101-123, 2011.
______. A Antropologia e a formação de professores. Revista Cocar, v. 8, n. 15, p. 23-30, 2014.
______. Antropologia e antropólogos, educação e educadores: o lugar do ensino de Antropologia na formação docente. Percursos, v. 13, p. 120-132, 2012.
______. Antropologia e/da Educação no Brasil: entrevista com Neusa Gusmão. Cadernos de Campo, v. 22, n. 22, p. 147-160, 2013a.
______. O lugar da Antropologia na formação docente: um olhar a partir das escolas normais. Pro-posições, vol 24, nº 2, p. 27-40, 2013b.
______. Por que Etnografia no sentido estrito, e não, estudos do tipo etnográfico em Educação?. Revista FAEEBA, v. 22, n. 40, p. 69-82, 2013c.
PEIRANO, Mariza. A Teoria Vivida e outros ensaios de Antropologia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2006.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ANTROPOLOGIA UFGD. Linhas de pesquisa. Disponível em: <http://www.ufgd.edu.br/fch/mestrado-antropologia/linhas-de-pesquisa>. Último acesso em 2 de nov. De 2014.
TASSINARI, Antonella M. I.. O que as crianças têm a ensinar a seus professores? Contribuições a partir da Antropologia. Antropologia em primeira mão, s/v, n. 130, p. 1-20, 2011.
TOSTA, Sandra de Fátima Pereira. Cruzando fronteiras - entre a Antropologia e a Educação no Brasil e na Argentina. Pró-posições, v. 24, n. 2, p. 95-107, 2013.
VALENTE, Ana Lúcia E. F.. Usos e abusos da Antropologia na pesquisa educacional. Pro-posições, v. 7, n.20, p. 54-64, 1996.
XAVIER, Libânia N. Para além do campo educacional: um estudo sobre o Manifesto dos Pioneiros da educação nova (1932). Bragança Paulista: Edusf, 2002.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).