PEDAGOGIA DA CORPOREIDADE E SUAS ECOLOGIAS DO ENSINAR: Notações para o trabalho docente
Abstract
Este artigo discute a categoria analítica Ecologias do Ensinar, pertencente ao Diagrama Programático da Pedagogia da Corporeidade, que toma a situação de movimento, especialmente o jogo, como pivô educativo na formação do Ser Brincante. Trata-se de um ensaio teórico-metodológico sobre os modos de proceder no ensino da educação física, a partir dos conceitos de Ecologia Pessoal, Ecologia Social e Ecologia Ambiental. As orientações e procedimentos delineados nessas ecologias decorrem do resultado de pesquisas na educação.
Palavras-chave: Corporeidade. Ensino. Procedimentos pedagógicos. Ecologia.
Downloads
References
ANTÉRIO, D.; GOMES-DA-SILVA, P.N. Corpo comunicativo: analisando a comunicação corporal por meio da exploração espacial do educador. Rev. Motrivivência, v.25, n.61, p. 206-222, 2013a.
¬____. Corpo comunicativo: analisando a comunicação corporal por meio da gestualidade do educador. Vivência: Rev. de Antrop, v.1, n.40, p.183-198, 2012.
ANDRADE, F.C.B et.al. Instituir para ensinar e aprender: introdução à pedagogia institucional. João Pessoa: Ed. Univ. UFPB, 2009.
ALVES, R. Por uma educação romântica. Campinas: Papirus, 2002.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. 21. ed. Lisboa: edições 70, 2007.
BASTOS, J.P; MARTINY, L.; GOMES-DA-SILVA, P.N. Diários de aula no estágio supervisionado: análise da aplicação dos projetos pedagógicos da educação física. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte. v.11, n.1, p. 31-43, 2012.
BEZERRA, B.B; RESENDE, J.; ROCHA, D.F.L; GOMES-DA-SILVA, P.N. 10 anos de estágio supervisionado no curso de educação física na Universidade Federal da Paraíba. Coleção Pesquisa em Educação Física. v. 11, n.1, 2012, p.7-16.
CASTRO, L.S. As relações entre os espaços de aula da educação física e a construção das aulas: uma análise proxêmica da corporeidade. 2010 98fl. (Monografia) Curso de Licenciatura em Educação Física. 2010.
CHEIK, N.C. et.al. Efeitos do exercício físico e da atividade física na depressão e ansiedade em indivíduos idosos. Rev. Bras. Cien e Mov., v.11, n.3, p.45-52, 2003.
COLETIVO DE AUTORES. Metodologia do ensino da Educação Física. SP: Cortez, 1992.
COSTA, S.B; GOMES-DA-SILVA, P.N; SCHULZE, G.B. A linguagem expressiva do andar humano. In: CATTUZZO, M.T; CAMINHA, I. O. (Org.). Fazer e pensar ciência em educação física. João Pessoa: Ed. Univ. UFP, 2012, p. 219-238.
FERREIRA, M.S; RIGHI, C.A. Análise ergonômica do trabalho. Porto Alegre: Ed. PUCRS, 2009
FLORÊNCIO, S.; SILVA, S.J; GOMES-DA-SILVA, P.N. A prática educativa dos professores do departamento de educação física da UFPB. Lecturas Educación Física y Deportes (Buenos Aires). v.17. n. 178, p.1-8, 2013.
FREIRE, J.B.; SCAGLIA, A.J. Educação como prática corporal. SP: Scipione, 2003
FRÖEBEL , F. A educação do homem. Passo Fundo: UPF, 2001.
GALLAHUE, D.; OZMUN, J. Compreendendo o desenvolvimento motor. SP: Phorte, 2003.
GAUTHIER, C. Et. Al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijui: UNIJUI, 1998
¬¬____; TARDIF, M. A Pedagogia: Teorias e práticas da antiguidade aos nossos dias. RJ: Vozes, 2011.
GARGANTA, J. O treino da tática e da técnica nos jogos desportivos à luz do compromisso cognição-ação. In: BARBANTI, V.J. et al. (Org.). Esporte e atividade física: interação entre rendimento e saúde. SP: Manole, 2002. p. 281-308.
GIBSON, J. The ecological approach to visual perception. Boston: Houghton Mifflin, 1979.
GOMES-DA-SILVA, P.N. Jogo, cultura e pulsão: uma semiótica dos brinquedos e dos brincantes. In: VITA, I.B.; ANDRADE; F.C.B. (Orgs.). (Des) fiando a trama: a psicanálise nas teias da educação. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2005. p. 77-96.
____; CAVALCANTI; K.; HILDEBRANDT, R. A poética dos gestos dos jogadores. Rev. Bras. Ciências do Esporte. v.27, n.2, 2006, p., 105-120.
____. A brincadeira de dar susto e o jogo da convivência. In: CAMINHA, I. (Org.). Aprender a conviver. João Pessoa: Ed. UFPB, 2007, p. 65-86.
____. et. al., Estágio supervisionado em educação física. In: JEZINE, E. (Org.). Desafios pedagógicos. João Pessoa: Ed. UFPB, 2009. p. 85-102.
____. O jogo da cultura e a cultura do jogo: por uma semiótica da corporeidade. João Pessoa: Ed. UFPB, 2011.
____. A potência educativa do jogo da bola de gude. In: CAMINHA, I. (Org.). Inconsciente e educação. Curitiba: CRV, 2012a. p. 105-134.
____. Cultura corporal burguesa: história e sistematizações pedagógicas. João Pessoa: Ed. Univ. UFPB, 2012b.
____. A corporeidade do movimento: por uma analítica existencial das práticas corporais. In: HERMIDA, J.F.; ZOBOLI, F. (Org.). Corporeidade e educação. João Pessoa: Ed. Univ. UFPB, 2012c. p.139-173.
____. (Org.). Oficina de brinquedos e brincadeiras. Petrópolis: vozes, 2013.
____. Pedagogia da corporeidade: o decifrar e o subjetivar na educação. Rev. Tempos e espaços em educação. v.7, n.13, maio/agosto, 2014a, p. 15-30.
____; BETTI, M.; GOMES-DA-SILVA, E. Semiótica. Verbete.. In: GONZÁLES, F.J; FENSTEREIFER, P.E. (Orgs.). Dicionário crítico de Educação Física. 3.ed. Ijuí: Unijuí, 2014b. p. 603-607.
____. Pedagogia da corporeidade e seu epicentro didático. Rev. Bras. de Educ. Física Esc. REBESCOLAR, v.1, n.1, 2015, p. 136-166.
GUATTARI, F. Três ecologias. 21. ed., Campinas: Papiros, 2011.
GRECO, P.J.; BENDA, R.N. Iniciação esportiva I: da aprendizagem motora ao treinamento técnico. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
HILDEBRANDT, R.; LANGING, R. Concepções abertas no ensino da Educação Física. RJ: Livro Técnico, 1986.
HUIZINGA, Johan. Homo Ludens. 4. ed. SP: Perspectiva, 1996.
LE BOULCH, Jean. O corpo na escola no século XXI: práticas corporais. SP: Phorte, 2008.
MANOEL, E.R.; GARCIA DA SILVA, H.H; GARCIA DA SILVA, I. Espécies de anophesles em municípios com risco de autoctoria de malária no estado de Goiás. Revista patológica tropical. v.39, n.2, abr-jun, p. 137-144, 2010.
MATURANA, H.; VERDEN-ZOLLER, G. Amar e brincar: fundamentos perdidos do humano. SP: Palas Athenas, 2004.
MARTINY, L.E.; GOMES-DA-SILVA, P.N. 'O que eu transformaria? Muita coisa': os saberes e os não saberes docentes presentes nas práticas de ensino/estagio supervisionado em educação física. Revista da Educação Física. v. 22; n. 4, p.5 69-5812011.
MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da Percepção. SP: Martins Fontes, 1994.
OLIVEIRA, D.M.; GOMES-DA-SILVA, P.N. O brincar do bebê: notas winnicottianas para uma prática pedagógica criativa. In: HERMIDA, J.F.; BARRETO, S.J. Educação infantil: temas em debate. JP: Ed. UFPB, 2013, p.75-98
ONOFRE, Marcos Soares. Prioridades de formação didática em educação física. Revista Sociedade Portuguesa Boletim de Educação Física, n. 12, p. 75-97, inv.-prim. 1995.
PARLEBAS, Pierre. Juegos, deportes y sociedade: léxico de praxiologia motriz. Barcelona: Paidotribo, 2001.
PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. 3. ed. RJ: Zahar, 1978.
SÁ, S.; ANDRADE, A.I. "Aprender a respeitar o outro e o planeta": potencialidades da educação para o desenvolvimento sustentável nos primeiros anos de escolaridade. Rev. Iberoam. Cienc. Tecnol. Soc. v. 4 n.11 Ciudad Autónoma de Buenos Aires, p.115-1382008.
SILVA, G.M.O; SOUZA, F.C; MELO, J.L.A.; GOMES-DA-SILVA, P.N. O jogo na escola: uma análise da intenção pedagógica de professores de educação física. Conexões (Campinas). v.10; n. 2, p.145-164, 2012.
SOUSA CRUZ, R.W; SOARES; L.E.S; ARRUDA; E.P; GOMES-DA-SILVA, P. N. A sistematização do handebol e as contribuições da praxiologia motriz nas aulas de educação física escolar. Coleção Pesquisa em Educação Física. v. 11; n. 1, p. 53-60, 2012.
VARELA, F.; THOMPSON, E.; ROSCH, E. A mente corpórea: ciência cognitiva e experiência humana. Lisboa: Instituto Piaget, 2001.
VIGOTSKI, L.S. A formação social da mente. SP: Martins Fontes, 1996
WALLON, H. As origens do caráter na criança. SP: Nova Alexandria, 1995
WINNICOTT, D.W. Brincar e a realidade. RJ: Imago, 1975
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre: Artmed, 1998.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Authors who publish in this journal agree to the following terms:
. Authors retain the copyright and grant the journal the right to first publication, with the work simultaneously licensed under the Licença Creative Commons Attribution that allows the sharing of the work with acknowledgment of authorship and initial publication in this magazine. . Authors are authorized to assume additional contracts separately, for non-exclusive distribution of the version of the work published in this journal (eg, publishing in institutional repository or as a book chapter), with acknowledgment of authorship and initial publication in this journal.
. Authors are permitted and encouraged to publish and distribute their work online (eg in institutional repositories or on their personal page) at any point before or during the editorial process, as this can generate productive changes, as well as increase impact and citation of the published work (See O Efeito do Acesso Livre).