Protagonismos e escolhas na educação

Authors

  • ALEXANDRE MARINI Univás
  • Atilio Catosso Salles Univás

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68546

Keywords:

juventudes, protagonismo, currículo

Abstract

Terms such as "youth protagonism" and "student as protagonist," found in the National Common Curricular Base and state curricula, hold significant discursive relevance and are widely used in political and media contexts. An analysis of data on the offering of new curricular components in Minas Gerais schools during the implementation of the New High School shows that the flexibility and protagonism aimed at in normative documents and public and private sector advertising are fundamentally dependent on teacher qualification. While the new educational model requires greater interaction between teachers and students, particularly in the use of new methodologies and pedagogical strategies, this article highlights a discursive imbalance that does not hold up in school practice, given that student protagonism is inseparably linked to teacher protagonism, their training, and working conditions.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Atilio Catosso Salles, Univás

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo, ensino e avaliação. Foi editor da revista DisSoL Discurso, Sociedade e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL/Univás) entre 2019 e 2022 e professor do PPGCL/Univás (2018-2021), em Pouso Alegre-MG. Atualmente é coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Orienta pesquisas na área de Educação, Linguagem e Sociedade, nas linhas de Ensino, Linguagem e Formação Humana, Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos e Políticas Públicas e Gestão. Foi vice-diretor da Editora Univás. 

References

ARROYO, M. G. Imagens quebradas: trajetórias e tempos de alunos e mestres. 7ª Edição. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Novo Ensino Médio - perguntas e respostas. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/content/article?id=40361. Acesso em: 21 out. 2023.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base. Brasília, DF: MEC/CONSED/UNDIME, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 05/06/2022.

MINAS GERAIS. Catálogo de Eletivas. Secretaria de Estado de Educação, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1U1669uoP-UPeivb0OUmSMn1glyfO5QtW/view. Acesso em 05/06/2022

MINAS GERAIS. Currículo Referência do Estado de Minas Gerais na etapa do Ensino Médio. Secretaria de Estado de Educação, Minas Gerais, 2021.Disponível em: https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/Curr%C3%ADculo%20Refer%C3%AAncia%20do%20Ensino%20M%C3%A9dio.pdf. Acesso em 05/06/2022.

MINAS GERAIS. Devolutiva dos resultados do questionário de escuta para um novo ensino médio. Secretaria de Estado de Educação, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1S34HVzXIerVMID7AxAL40wL7E9gl8zw3/view?usp=sharing . Acesso em 30/03/2023

MINAS GERAIS. Diretrizes curriculares para implementação do novo ensino médio nas turmas de 1o ano em 2022.Secretaria de Estado de Educação, Minas Gerais, 2021. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1IiGCbFYfGhm6opDRXAWSVUOw9cd2OtQ4/view. Acesso em: 05/06/2022.

BRASIL. Ministério da Educação/Gabinete do Ministro. Portaria nº 1.432, de 28 de dezembro de 2018. Estabelece os referenciais para elaboração dos itinerários formativos conforme preveem as Diretrizes Nacionais do Ensino Médio. Diário Oficial da União, Brasília, DF, ed. 66, seção 1, p. 94, 05 abr. 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/70268199. Acesso em 15/10/2023

O GLOBO. Após reforma do ensino médio, alunos têm aulas de 'O que rola por aí', 'RPG' e 'Brigadeiro caseiro'. O Globo, Brasil, 13 fev. 2023. Disponível em: https://oglobo.globo.com/brasil/noticia/2023/02/aula-de-rpg-ou-de-cuidados-com-o-pet-professores-e-pais-criticam-disciplinas-inusitadas-do-novo-ensino-medio.ghtml. Acesso em: 21 out. 2023.

Published

2024-05-24

How to Cite

MARINI, A.; CATOSSO SALLES, A. . Protagonismos e escolhas na educação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202447, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68546. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68546. Acesso em: 30 jun. 2024.

Issue

Section

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?