Protagonismos e escolhas na educação

Autores/as

  • ALEXANDRE MARINI Univás
  • Atilio Catosso Salles Univás

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68546

Palabras clave:

juventudes, protagonismo, currículo

Resumen

Expresiones como "protagonismo juvenil" y "estudiante protagonista", presentes en la Base Nacional Común Curricular y en los currículos estatales, tienen una gran relevancia discursiva y son ampliamente utilizadas en la política y los medios de comunicación. Al analizar datos sobre la oferta de nuevos componentes curriculares en escuelas de Minas Gerais durante la implementación de la Nueva Enseñanza Media, se observa que la flexibilidad y el protagonismo buscados en los documentos normativos y en la publicidad de nivel público y privado dependen fundamentalmente de la cualificación docente. Mientras que el nuevo modelo de enseñanza requiere una mayor interacción entre profesores y alumnos, especialmente en el uso de nuevas metodologías y estrategias pedagógicas, este artículo destaca un desequilibrio discursivo que no se sostiene en la práctica escolar, considerando que el protagonismo de los estudiantes está inseparablemente vinculado al protagonismo del profesor, su formación y condiciones de trabajo.

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Biografía del autor/a

Atilio Catosso Salles, Univás

Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual de Mato Grosso (2012), Mestrado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2014) e Doutorado em Ciências da Linguagem pela Universidade do Vale do Sapucaí (2017). Realizou estágio de Pós-Doutorado (CAPES/PNPD) no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Univás (2017-2018). Tem experiência nas áreas de Linguística e Educação, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise de Discurso, processos de significação da performance, memória, narratividade fílmica, arte e discurso, efeito presença e corpo, ensino e avaliação. Foi editor da revista DisSoL Discurso, Sociedade e Linguagem, do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (PPGCL/Univás) entre 2019 e 2022 e professor do PPGCL/Univás (2018-2021), em Pouso Alegre-MG. Atualmente é coordenador e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, Conhecimento e Sociedade da Universidade do Vale do Sapucaí (UNIVÁS). Orienta pesquisas na área de Educação, Linguagem e Sociedade, nas linhas de Ensino, Linguagem e Formação Humana, Educação e Tecnologia: inovação, ferramentas e processos e Políticas Públicas e Gestão. Foi vice-diretor da Editora Univás. 

Citas

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Publicado

2024-05-24

Cómo citar

MARINI, A.; CATOSSO SALLES, A. . Protagonismos e escolhas na educação. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202447, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.68546. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/68546. Acesso em: 16 jul. 2024.

Número

Sección

Quais juventudes querem os currículos? Quais currículos querem as juventudes?