ENSINO SUPERIOR E RACIONALIDADES DO SUJEITO
Resumen
Este estudo discute a respeito das funções do Ensino Superior a partir da proposta da racionalidade comunicativa, de Jürgen Habermas. Para isso, reflete-se sobre as bases do Ensino Superior na atualidade, que se ancoram na racionalidade técnico-instrumental, sem levar em conta, muitas vezes, outras racionalidades que fazem parte do mundo da vida. Nesse contexto de produção de ciência dentro dessas instituições, fica evidente a marcada distinção entre conhecimento científico e outros conhecimentos. Entende-se que o Ensino Superior, a partir das racionalidades epistemológica, estratégica, teleológica e comunicativa, deve contribuir para a ampliação da competência linguístico-comunicativa de sujeitos, tendo em vista o desenvolvimento das capacidades de falar e agir. Espera-se com este artigo promover um debate de como a teoria do agir comunicativo pode suscitar à educação uma dimensão crítico-reflexiva em relação ao tipo de razão que as universidades devem promover em seu espaço acadêmico.
Descargas
Citas
BERTEN, André. O conceito de aprendizagem em Habermas. In: BRENNAND, Edna Gusmão de Góes e MEDEIROS, Washington de Morais (Org). Dialogando com Jürgen Habermas. João Pessoa: UFPB, 2006. P. 13 a 29.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: ensino médio. Brasília: MEC / SEF, 2000.
BRENNAND, Edna. Habermas e a educação. In: Revista Tempo Brasileiro. Rio de Janeiro, 181-182:5/9, abr-set, 2010. P 187-196.
BUARQUE, Cristovam. A universidade numa encruzilhada. In: APPEL, Emmanuel (org). A universidade na encruzilhada. Seminário universidade: por que e como reformar?. Edições UNESCO Brasil: Brasília, 2003. P. 23 a 65.
CHAUI, Marilena. Universidade operacional: a atual reforma do Estado incorpora a lógica do mercado e ameaça a instituição universitária. Folha de S. Paulo, 9 maio 1999. Caderno Mais!
CUNHA, Maria Isabel (et al). Inovações pedagógicas na formação inicial de professores. In: FERNANDES, Cleoni Maria Barboza e GRILLO, Marlene (orgs). Educação Superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora ULBRA, 2001. P. 33-90.
DIAS SOBRINHO, José. Educação superior, globalização e democratização. Qual universidade? Revista Brasileira de Educação, n.28, jan./fev./mar./abr. 2005. Disponível em: http://www.cielo.br. Acesso em: 28 de julho de 2013.
FREITAG, Barbara. A teoria crítica: ontem e hoje. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
HABERMAS, Jürgen. Conhecimento e interesse. Tradução José N. Heck. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1982.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Tradução Nachmetaphysisches Denken, Philosophische Ayfsätze. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HABERMAS, Jürgen. A ideia de universidade: processos de aprendizagem. Tradução João Barreto. Revista brasileira de estudos pedagógicos. Brasília, v. 74, p. 111-130, jan/abr 1993. Disponível em http://www.emaberto.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/376/381. Acesso em: 17 de junho de 2013.
HABERMAS, Jürgen. Racionalidade e comunicação. Lisboa: Edições 70, 2002.
HABERMAS, Jürgen. Verdade e justificação: ensaios filosóficos. Tradução Milton Camargo Mota. São Paulo: Edições Loyola, 2004.
HABERMAS, Jürgen. Observações sobre o desenvolvimento da obra de Max Horkheimer. Tradução Maurício Chiarello. In: Educação e Filosofia. Uberlândia, v. 21, n. 42, p, 273-293, jul/dez, 2007.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo: racionalidade da ação e racionalização social. Vol 1. Tradução Paulo Astor Soethe. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.
HABERMAS, Jürgen. Teoria do agir comunicativo. Racionalidade da ação e racionalização social. Vol 2. Tradução: Paulo Astor Soethe.São Paulo: WMF Martins Fontes, 2012b.
HORKHEIMER, Marx. Eclipse da razão. Tradução Sebastião Uchoa Leite. São Paulo: Centauro, 2002.
KULLOK, Maisa Gomes Brandão. Uma nova concepção de educação superior. In: FERNANDES, Cleoni Maria Barboza e GRILLO, Marlene (orgs). Educação Superior: travessias e atravessamentos. Canoas: Editora ULBRA, 2001. P. 131-149.
LÖWY, Michael. Habermas e Weber. In: Crítica Marxista. N. 9, p. 79-86, 1999. Disponível em:
http://www.ifch.unicamp.br/criticamarxista/sumario.php?id_revista=9&numero_revista=9. Acesso em: 14 de agosto de 2013.
PEREIRA, Rafael Diogo; PINHEIRO, Daniel Calbino e MUNIZ, Reynaldo Maia. Revista de Administração em Diálogo (RAD). Vol.13, n.2, Mai/Jun/Jul/Ago 2011, p.18- 42.
SANTOS, Boaventura de Sousa e ALMEIDA FILHO, Naomar. A Universidade no século XXI: para uma Universidade nova. COIMBRA, 2008.
WEBER, Max. Economia e sociedade. Fundamentos da sociologia compreensiva. Vol. 2. Tradução Regis Barbosa e Karen Elsabe Barbosa. Brasília (DF): Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa oficial do estado de São Paulo, 1999.
WEBER, Max. A ética protestante e o espírito do capitalismo. 2 ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2001.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).