BEM-VINDOS AO DESERTO DO REAL! EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO CONTEXTUALIZADA PARA AS ZONAS AMEAÇADAS DE DESERTIFICAÇÃO
Resumen
Este estudo tem por fim analisar as preocupações com a educação das populações que habitam áreas sujeitas a processos de desertificação e a preocupação com a humanidade destes sujeitos na sua relação com a natureza, baseado na discussão sobre o conceito de educação contextualizada e a metodologia da educação a distância como estratégia de intervenção nestas áreas. O modelo de ensino que defende a educação contextualizada deve ser desenvolvido com os cuidados necessários para não restringir os aprendentes ao seu universo, pois com certeza a expectativa deles é entender o seu universo para transcender esta realidade imediata. Para isso, o perfil das pessoas envolvidas na concepção inclui criatividade no planejamento e na efetivação dos projetos, envolvimento e comprometimento com a inovação no processo pedagógico e comunitário, como também competência profissional e habilidades políticas e humanas.
Palavras chave: Ensino aberto a distância. Estratégias. Aprendizagem Colaborativa. Hypermedia. Educação contextualizada
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