A EXPANSÃO, A DIVERSIFICAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR E OS PROCESSOS DE [IN]EXCLUSÃO DAS CAMADAS POPULARES
Resumen
O texto analisa as políticas públicas de educação superior no Brasil no contexto da globalização, focando a expansão e a diversificação das instituições de educação superior e os processos de [in]exclusão das camadas populares em meio às lutas pelo acesso e democratização nesta modalidade de educação. Caracteriza as lutas pelo acesso a educação superior como históricas, explicitando as influências das políticas neoliberais, dos organismos internacionais de financiamento no contexto da sociedade do capital em que os marcos são a reforma do estado e a LDB n° 9.394/96 que classifica as instituições de ensino superior por funções favorecendo a expansão do setor privado. Essa premissa é constatada a partir da análise dos dados do Censo da Educação Superior - Brasil, Nordeste e Paraíba - no período de 1996-2006 em que se demonstra a expansão da educação superior pela via de instituições isoladas de ensino do setor privado em contradição ao modelo universitário público.
Palavras Chaves: Educação Superior. Acesso e democratização. Inclusão-exclusão.
Descargas
Citas
AMARAL, N. C. Limite à expansão do setor privado no Brasil. Goiânia: Ed. da UFG, 2006. (texto mimeografado).
BRASIL, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA – GRUPO DE TRABALHO INTERMINISTERIAL. Bases para o enfrentamento da crise emergencial das universidades brasileiras e roteiro para a reforma da universidade brasileira. Brasília, 2003.
BRASIL. MEC/INEP. Censo de Educação Superior: 1991-2004. Brasília: INEP, 2006.
CHAUÍ, M. A universidade em ruínas. In: TRINDADE, H. Universidade em ruínas na República dos Professores. Petrópolis: Vozes: Rio Grande do Sul: CIPEDES, 1999.
MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã (Feuerbach). São Paulo: Hucitec, 1993.
HOBSBAWM, E. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. 2 ed. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
TEIXEIRA, A. Educação e universidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1988.
TRINDADE, H. O discurso da crise e a reforma universitária necessária da universidade brasileira. In. MOLLIS, M. (Org.). Las universidades em América Latina: ؟Reformadas ou alteradas? La cosmética del poder financiero. Bueno Aires: Clacso, 2003.
SANTOS, B. S. Pela mão de Alice: o social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1995.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).