UMA EXPERIÊNCIA COM A LEITURA DE POEMAS DE AUTORES PARAIBANOS EM SALA DE AULA: INTERAGINDO COM AS DIFICULDADES
Resumen
Em meio às insatisfações pelas quais passamos em sala de aula, quando o assunto é a abordagem dos textos literários e especialmente o poema, pensamos em tentar uma experiência diferente que motivasse os alunos a refletirem sobre suas vidas, seus valores, sua capacidade de interpretar e interagir com os textos escolares. O caminho encontrado foi a realização de atividades em que apresentamos para leitura e estudo, em sala de aula, poemas de autores paraibanos, tanto pela simplicidade da linguagem quanto pela proximidade que apresentam em relação à realidade social dos próprios estudantes. Nossa intenção com este trabalho foi apresentar o relato da nossa experiência com a leitura dos alunos da 1ª série do ensino médio sobre os poemas estudados. A leitura se caracterizou, portanto, em três momentos: no primeiro, a recepção da poesia; no segundo, a leitura oral e os comentários sobre o contato com os textos e, por último, a escritura da opinião dos alunos sobre o entendimento dos poemas.
Palavras-chave: Ensino. Leitura de poemas. Recepção. Interação. Compreensão.
Descargas
Citas
AGUIAR, V. T.; BORDINI, M. G. Literatura: a formação do leitor: alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1989.
BARBOSA FILHO. Literatura: as fontes do prazer. João Pessoa: Ideia, 2000.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação Fundamental, 1997. v. 2.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio: língua portuguesa. Brasília: Secretaria de Educação, 2006.
CAMPOS, M. I. B. Ensinar o prazer de ler. São Paulo: Olho d’Água, 2003.
CANDIDO, A. O direito à literatura. In: ______. Vários escritos. 3. ed. São Paulo: Duas Cidades, 1995.
______. O estudo analítico do poema. 3. ed. São Paulo: Humanitas, 1996.
CASTRO, A. B. et al. Autores paraibanos: poesia. João Pessoa: Grafset, 2005.
COSSON, R. Letramento literário: teoria e prática. São Paulo: Contexto, 2006.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 39. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
GEBARA, A. E. L. O poema, um texto marginalizado. In: GUARACIABA, M.; BRANDÃO, H. Aprender e ensinar com textos didáticos e paradidáticos. São Paulo: Cortez, 1997.
JAUSS, H. R. A Estética da recepção: colocações gerais. In: LIMA, L. C. A literatura e o leitor: textos da estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 6. ed. São Paulo: Ática, 2004.
LUCK, E. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 10. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.
MICHELETTI, G. (Coord.). Leitura e construção do real. São Paulo: Cortez, 2002.
PAZ, O. A imagem. In: ______. Signos em rotação. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 2003.
QUEIROZ, B. C. Literatura: leitura de mundo, criação de palavra. In: YUNES, E. Pensar a leitura: complexidades. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio: São Paulo: Loyola, 2002.
SILVA, J. M. Os descaminhos da poesia no livro didático: estudo de um caso. Leia Escola, Campina Grande, v. 4, n. 1. 2001.
SILVA, M. M. Falando de leitura, poesia e amor com alguns alunos egressos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). 2006. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Campina Grande, Campina Grande, 2006.
SILVA, R. F. A poesia na sala de aula da 1ª série do ensino médio: interação entre professor, texto e aluno. 2007. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Campina Grande, Campina Grande, 2007.
SOARES, M. A escolarização da literatura infantil e juvenil. In: EVANGELISTA, A. M. et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção Linguagem e Educação).
STAIGER, E. Conceitos fundamentais de poética. Tradução Celeste A. Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1975.
WALTY, I. L. C. Literatura e escola: anti-lições. In: EVANGELISTA, A. A. M. et al. A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2003. (Coleção Linguagem e Educação).
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
. Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se autoriza a los autores a asumir contratos adicionales por separado, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (p. Ej., Publicación en repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
. Se permite y se anima a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede generar cambios productivos, así como aumentar el impacto y cita del trabajo publicado (Ver O Efeito do Acesso Livre).