ELOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA CONTEXTUALIZADA NO SEMINÁRIO PARAÍBANO

Autores/as

  • Francisco José Abílio UFPB
  • Hugo Silva Florentino UFCG

Resumen

Na tentativa de (re)construir caminhos para a uma proposta de Educação Ambiental (EA) crítica, reflexiva e emancipatória, propomos neste artigo, construir o que chamamos de cinco “elos” ou “perspectivas" essenciais para entender e desenvolver ações/projetos de Educação Ambiental contextualizada para o semiárido. Propomos então, não hierarquicamente, os seguintes elos: 1. Ecopedagogia - Pedagogia Ambiental contextualizada para o semiárido; 2. Economia Ambiental sustentável na região semiárida: Economia para (no, com) o Meio Ambiente e Agricultura Familiar no contexto do Bioma Caatinga; 3. Ecologia e Eco-Desenvolvimento sustentável; 4. Etnometodologias: Etnopesquisa, Etnografia, Etno-Fenomenologia em projetos de pesquisas com Educação Ambiental no semiárido; 5. Ética Ambiental. Pensar a EA na escola implica um processo educativo que estabeleça novas formas de se interrelacionar com o ambiente e que se utilize da sua complexidade como fonte de aprendizagem que proporcione a reconstrução de sentidos e permitam uma nova vivência planetária. Nesse sentido, nada mais adequado que buscarmos o desenvolvimento da cidadania e formação de uma sensibilização/consciência ambiental nas escolas da educação básica, sendo a mesma o local adequado para a realização de um ensino ativo e participativo, buscando o conhecimento e a importância da conservação do Bioma Caatinga para uma melhor qualidade vida e sustentabilidade biorregional.

Palavras-chave: Educação. Educação Ambiental. Convivência com o semiárido. Sustentabilidade. 

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Publicado

2016-12-22

Cómo citar

ABÍLIO, F. J.; FLORENTINO, H. S. ELOS DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL: CAMINHOS PARA UMA PEDAGOGIA CONTEXTUALIZADA NO SEMINÁRIO PARAÍBANO. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 25, p. 172–193, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/25276. Acesso em: 20 dic. 2024.