CÂNONES E ESPECTROS: FUNDAMENTALISMOS OU INDETERMINAÇÕES NA FORMAÇÃO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2021v30n3.60932Palabras clave:
Autonomia. Cânone. Espectros. Conhecimento pedagógicoResumen
No presente texto, são discutidas questões relativas à forma como futuros(as) professores(as) lidam com a necessidade de construção de conhecimento pedagógico, quase sempre marcada por alguma ansiedade por encontrar pressupostos e fundamentos traduzíveis em desdobramentos pragmáticos. A questão central é uma oposição entre a tomada de referenciais teóricos centrada em cânones do campo da Educação ou a atualização de espectralidades que podem significar contágios constituintes. A busca de fundamentos e a constituição de plurivocidades atualizáveis são formas distintas de se buscar conhecimento que podem influenciar a formação docente. Ao que parece, desdobram-se delas, respectivamente, uma prática reiterada de referencialidade ou a motivação de posturas reflexivas e mais autônomas de leitura e escrita. Diálogos teóricos são estabelecidos com Merleau-Ponty, Derrida e Rancière, de onde são destacadas as ideias de investigação como trabalho autônomo, justiça com espectros que podem retornar e a atualização da defesa da autonomia e da igualdade de inteligências proposto por Jacotot.
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