Literatura e acolhimento:

a mediação leitora em contextos de migração e refúgio

Autores/as

  • Francilda Inácio
  • Girlene Marques Formiga Instituto Federal da Paraíba

Palabras clave:

Keywords: Children's and young adult literature; literary reading; reading mediators; reception; migrants and refugees.

Resumen

Fenômeno global e longevo, a migração tem se intensificado em função dos mais variados acontecimentos conflituosos e geradores de tensão em todo o mundo, a exemplo de conflitos armados, sobretudo no Oriente Médio, ações terroristas, violação de direitos humanos, fomes, guerras, desastres naturais e agudas dificuldades econômicas, políticas e sociais, como as ocorridas em nossa vizinha Venezuela, as quais acarretaram a saída de milhares de venezuelanos rumo a alguns países da América do Sul, como a Colômbia, o Peru e o Brasil, em busca de empregos e melhores condições de sobrevivência. Abrigando, até final de 2020, mais de 250 mil venezuelanos, o Brasil é, certamente, um dos países que mais recebem essa população. Ciente da capacidade de promoção do texto literário para criar um ambiente de acolhimento, este trabalho tematiza a validade da abordagem literária em contextos difíceis, a exemplo de contextos de migratórios, tendo como objetivo geral apresentar ações da Oficina “ACOLHE(LENDO): A mediação leitora em contextos de migração e refúgio” – direcionada a futuros mediadores de leitura – e, como objetivo específico, levantar, junto aos participantes desta oficina, as percepções acerca das experiências de abordagens metodológicas desenvolvidas no decorrer das atividades. Delineamos uma pesquisa de campo/aplicada com uma abordagem quanti-qualitativa, do tipo descritivo-exploratória, que teve como fundamentos teóricos os estudos de Petit (2008; 2009; 2013; 2018), Arizpe et al. (2004), Arizpe (2002; 2012; 2018), Candido (1995), entre outros, mais especificamente no que se refere a abordagens teórico-metodológicas de obras literárias. Os resultados obtidos mostraram o êxito atingido pela Oficina e o reconhecimento, por parte dos cursistas, de ser a literatura um instrumento de encontro e acolhimento entre as pessoas. 

 

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Biografía del autor/a

Francilda Inácio

Francilda Araújo Inácio - Drª em Letras e Linguística – Instituto Federal da Paraíba – https://orcid.org/0000-0002-2668-6018

Citas

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

INÁCIO, F.; FORMIGA, G. M. Literatura e acolhimento:: a mediação leitora em contextos de migração e refúgio. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202401, 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/66061. Acesso em: 18 dic. 2024.

Número

Sección

REPORTES DE INVESTIGACIÓN

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