Contribuições do Programa Residência Pedagógica para as licenciaturas em Matemática

uma revisão sistemática da literatura

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67447

Palabras clave:

Formação inicial de professores, Iniciação à docência, Residência Pedagógica

Resumen

La formación inicial de profesores para la Educación Básica en Brasil ha pasado por constantes cambios en las políticas educacionales de cada gobierno con el fin de mejorarla, resultando en la creación de programas de iniciación a la docencia para que los estudiantes de pregrado puedan vivenciar la enseñanza como profesión, incluso durante la graduación y no sólo en los momentos de pasantía curricular supervisada. Así, este estudio buscó, como objetivo general, investigar y analizar las contribuciones del Programa de Residencia Pedagógica (PRP) para cursos de pregrado en Matematica a partir de tesis y disertaciones que abordan este tema. Para tal, fue elaborada una revisión bibliográfica sistemática de tesis y disertaciones disponibles en el Banco de Tesis y Disertaciones de la Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) y en la Biblioteca Digital Brasileña de Tesis y Disertaciones (BDTD), resultando en cinco disertaciones que abordan el tema, de acuerdo con los criterios de inclusión delimitados en este estudio. En síntesis, los datos revelan una baja producción académica sobre el PRP y sus contribuciones a los cursos de grado, pero las producciones analizadas presentan datos que refuerzan la importancia de este programa para el fortalecimiento de estos cursos al promover experiencias formativas significativas para los futuros profesores en el acercamiento entre la universidad y la escuela. Apesar de la baja producción encontrada, se puede afirmar que el PRP es importante para los cursos de pregrado.

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Biografía del autor/a

Mateus Gonçalves de Sousa, Instituto Federal do Ceará

Licenciado em matemática pelo IFCE- campus Cedro.

Efraim de Alcântara Matos, IFCE

Licenciado e Mestre em Matemática, Bacharel em Ciência e Tecnologia pela UFERSA. Mestre em Ensino de Matemática pela UERN. Doutorando em Ensino pela RENOEN - polo UFC. Professor de Matemática no IFCE-Campus Iguatu.

Antonio Marcos da Costa Silvano, IFCE

Doutor em Educação pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE) com ênfase em formação de professores de matemática e uso das tecnologias digitais. Mestre no Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC -2011) e Especialista no ensino de Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2004), Especialista em Gestão e Avaliação da Educação pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF-2011) e licenciado em Ciências-Matemática pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA-2002). Professor efetivo do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Ceará (IFCE) Campus Cedro, Diretor de Ensino - IFCE campus Cedro. Tem experiência na área de Educação e Matemática, com ênfase na formação de professores, Ensino e aprendizagem de Matemática, atuando principalmente no seguinte tema: Formação de professores, saberes docentes e conhecimento digital, educação matemática, didática e tecnologias digitais, álgebra, teoria dos números, estruturas algébricas, cálculo diferencial e integral, estatística, metodologia do ensino de matemática e laboratório de matemática. Líder do grupo de pesquisa em Ciências, Engenharia e Matemática (CIENMAT).

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Publicado

2023-12-18

Cómo citar

GONÇALVES DE SOUSA, M.; DE ALCÂNTARA MATOS, E. .; MARCOS DA COSTA SILVANO, A. Contribuições do Programa Residência Pedagógica para as licenciaturas em Matemática: uma revisão sistemática da literatura. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 33, n. 1, p. e-rte331202404, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2024v33n1.67447. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/67447. Acesso em: 11 may. 2024.