DIRETRIZES PARA AUTORES

  1. A revista TEMAS EM EDUCAÇÃO é um periódico (on-line) quadrimestral, a partir de 2019, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), de acesso aberto e submissão sem custos para o(s) autor(es). Publica artigos originais e inéditos que centrem suas discussões na área de Educação, resultem de pesquisa científica e priorizem análises sobre práticas concretas ou debates polêmicos e atualizados na área, além de resenhas de livros, entrevistas, ensaios e dossiês temáticos. 
  2. A revista recebe artigos em fluxo contínuo.
  3. Os artigos poderão ser submetidos em língua portuguesa, inglesa e espanhola, com seus respectivos títulos, resumos e palavras-chave.
  4. O nome dos autores não deve aparecer no corpo do artigo. Solicita-se a eliminação de trechos que prejudiquem a garantia do anonimato na avaliação e de dados de identificação nas propriedades do documento.
  5. Todos os autores devem associar o número de registro no Open Researcher and Contributor ID (ORCID), em seu perfil de cadastro na revista, para efetivar a submissão.
  6. Cada submissão de artigo poderá ter, no máximo, três autores. Exige-se que, pelo menos, um dos autores tenha o título de doutor. O artigo, resultante de dissertação de Mestrado e de tese de Doutorado, poderá ter, no máximo, dois autores.
  7. Os artigos deverão ter entre 15 e 20 laudas, incluindo resumo em português, inglês e espanhol, entre 150 e 200 palavras, com indicação de três a cinco palavras-chave em cada idioma.
  8. O texto deve ser submetido à Revista no formato do TEMPLATE, utilizando-se o arquivo Word, com as seguintes especificações: papel tamanho A4 (21cm X 29,7cm), espaço 1.5, margens superior, inferior, direita e esquerda de 2,5 cm. O texto não deve ser identificado, e seu título deve ser em português, inglês e espanhol.
  9. A RTE disponibiliza o TEMPLATE para o adequado ajuste do artigo as normas da revista. 
  10. Sobre as ilustrações - figuras, gráficos, quadros, tabelas, fluxogramas, desenhos etc. -com seu respectivo número de ordem e título, só devem ser utilizados quando indispensáveis à clareza do texto, mediante a menção da fonte original, quando publicadas anteriormente, e devem estar no corpo do texto.
  11. As notas de rodapé - ou notas no final do texto - devem ser evitadas. Elas só são recomendadas na primeira página, para indicar auxílios recebidos, origem do trabalho, apresentação em eventos ou notas similares, quando necessário.
  12. Os agradecimentos a auxílios recebidos pelo(s) autor(es) podem ser mencionados no final.
  13. As traduções submetidas à publicação devem ser acompanhadas de autorização, por escrito, do autor do trabalho original e do editor.
  14. É de responsabilidade dos autores a CORREÇÃO da língua portuguesa, antes do envio dos artigos; no item suplementar, deve-se acrescentar uma declaração do revisor do artigo, com filiação institucional e o CPF para firmar a declaração.
  15. Apresentar, em anexo, DECLARAÇÃO DE ORIGINALIDADE, conforme o modelo abaixo:              Em cumprimento ao que regulamenta a Lei nº 9.610, de 19 de fevereiro de 1998, e a Lei nº          12.853, de 14 de agosto de 2013, DECLARO que o artigo submetido à Revista TEMAS EM EDUCAÇÃO (citar o nome do artigo submetido)  é de minha autoria e não viola os direitos autorais, conforme o Art. 184 do Código Civil Penal, Lei 10.406/2002.

Local e data. Assinatura do(s) autor(es)

  1. A Revista TEMAS EM EDUCAÇÃO se enquadra na política de ética referente aos princípios éticos das pesquisas em Ciências Humanas e Sociais, como determina a Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016.
  2. Os autores e coautores de artigos e resenhas publicados na revista terão um prazo de, no mínimo, dois anos para que possam submeter novos trabalhos para publicação.
  3. Os originais recebidos são submetidos à apreciação da Comissão e/ou rejerees ad hoc. Cabe à Comissão Editorial a decisão final de publicar os originais e de adotar, em qualquer circunstância, o sistema de blind review.
  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Os conceitos e as opiniões emitidos pelos autores são de sua exclusiva responsabilidade.

 

NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS ORIGINAIS

Os originais encaminhados à revista TEMAS EM EDUCAÇÃO devem seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), especialmente as que seguem:


Referências para um autor, exemplo de livro:

SOBRENOME, Nome, sobrenome (se houver). Título do livro. Número da edição, vol. (se houver), cidade, nome da editora e ano do livro.

ROCHA, T. O melhor das normas da ABNT. São Paulo: Editora, 2016.


Referências para dois/duas autores/as:

ROCHA, T.; ROCHA, M. O melhor das normas da ABNT. 2. ed. São Paulo: Editora, 2016.

Referências quando houver mais de três autores em uma obra consultada:
Você deve utilizar a expressão em latim et al., (e outros), faça assim:

ROCHA, T. et al. Normas da ABNT. São Paulo: Editora, 2016.

Nos casos em que houver uma citação de um livro ou trabalho que tenha vários autores e nessa obra tenha um coordenador, coloque, primeiramente, o nome do responsável/coordenador. Depois, abrevie o tipo de participação que esse responsável teve, como por ex., os tipos de responsabilidade (organizador, compilador, editor, tradutor, coordenador etc.). Veja o exemplo:

ROCHA, T. et al. (coord.) Normas da ABNT. 3. ed. São Paulo: Editora, 2016.

Referências quando o autor citado é uma entidade:
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. 14724 (2011) – Trabalhos acadêmicos: apresentação. Rio de Janeiro, 2011.


Referências de monografias, teses, dissertações e artigos
Exemplos:
ROCHA, T. Normas da ABNT. 2016. 53 f. Trabalho de conclusão de curso (Monografia) – Curso de Administração de Empresas, Universidade Estadual Vale do Acaraú, Sobral, Ceará. 2016.

As referências de dissertação seguem o mesmo modelo:
SILVA, Maurício. Como fazer referências nas normas da ABNT. 2015. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Dissertação) – Curso Normas da ABNT, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.

Exemplo de referência de tese:
SILVA, Maurício. Como fazer referências nas normas da ABNT. 2016. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (Tese) – Curso Normas da ABNT, Universidade de São Paulo – USP, São Paulo, 2016.

Exemplo de referência da obra consultada via internet:
ROCHA, T. Normas da ABNT. [S.I]: Virtual Book, 2018. Disponível em: <http://www.tccnasnormasdaabnt.com.br> Acessado em: 23/01/2018. 

Referências de Revista:
SOBRENOME do autor, nome. Título do artigo. Título da revista, cidade, editora, volume, número, mês, ano.
Exemplo:
ROCHA, T. Normas da ABNT. Desafios da formatação em trabalhos acadêmicos, São Paulo, EDITORA, ano 60, n.1, Jan/Fev., 2016.

Referências para Leis e Decretos:
PAÍS, ESTADO OU MUNICÍPIO. Lei ou decreto n°, dia, mês e ano. Ementa. Publicação, local de publicação, edição (caso exista), cidade, volume (caso exista), ano.
Exemplo:
BRASIL. Decreto-lei nº 5.452, de 1º. de maio de 1943. Aprova a consolidação das leis do trabalho. Lex: coletânea de legislação: edição federal, São Paulo, v.7, 1943.

 

ORIENTAÇÕES PARA ENCAMINHAMENTO DE PROPOSTA DE DOSSIÊS TEMÁTICOS

 1 A proposta deverá conter os seguintes itens:

A descrição e enquadramento da proposta (até 2000 palavras), incluindo os seguintes elementos:

  • Título (português e inglês);
  • Objetivos e enfoques pretendidos;
  • Justificativa da relevância educacional;
  • Nome, titulação e vínculo institucional do/a(s) organizadores(as);
  • Breve dados curriculares dos proponentes (Currículo Lattes ou CV no caso de estrangeiros)
  • Lista de referências bibliográficas relevantes sobre o tema (não mais que 10);
  • Opcionalmente, uma lista de subtemas a serem desenvolvidos.

1.2 Diretrizes para a organização da proposta: após a descrição e enquadramento da proposta, especificados no item 1.1, o proponente procederá com a inclusão dos itens abaixo:

  • Deverá compor a proposta entre 7 a 10 artigos científico que constituam contribuição importante e original para a área de Educação, no mínimo;
  • Poderão fazer parte da proposta uma resenha de livro cujo tema seja vinculado ao dossiê e uma entrevista com um especialista reconhecido.
  • A diversidade de instituições e regiões será considerada, devendo a proposta contemplar a representação de no mínimo três regiões do país, além de dois artigos de autores vinculados a instituições estrangeiras. Destaca-se que aceitar-se-á o máximo de dois artigos de autores vinculados a uma mesma instituição.

A partir desses elementos, encaminhar a proposta para o e-mail revistateducppge@ce.ufpb.br, com o assunto: Proposta de dossiê.

2 Sobre os critérios de avaliação

Primeiramente, as propostas serão avaliadas pela Editoria, que decide sobre a possibilidade de submissão do conjunto de artigos na modalidade de dossiê, de acordo com a política editorial da Revista Temas em Educação, de modo que são considerados como critérios fundamentais da avaliação:

 2.1 A originalidade da proposta, principalmente em relação às temáticas de dossiês já publicadas na revista nos últimos 5 anos;

 2.2 Relevância e atualidade da proposta em consonância com as discussões educacionais;

 2.3 Clareza e coerência da proposta em relação à unidade temática do Dossiê;

 2.4 A proposta deve permitir a diversidade regional e internacional dos artigos.

3 Das etapas de avaliação 

3.1 As propostas aprovadas serão anunciadas no site da Revista e, posteriormente, será criado no sistema o cadastro com o título do dossiê específico, para que os(as) autores(as) submetam os artigos para avaliação por pares que integra a política editorial da revista.

3.2 Os artigos que integram o dossiê devem ser submetidos exclusivamente no formato do TEMPLATE do periódico.

3.3 As propostas não selecionadas poderão ser reapresentadas posteriormente, desde que atendam aos critérios acima.

3.4 O dossiê, para ser publicado, deverá atingir no mínimo seis artigos com pareceres favoráveis;

3.5 Em caso de aprovação de até cinco textos, esses podem ser publicados isoladamente, após consulta aos autores.

3.6 É facultativa a submissão de artigos dos(as) coordenadores(as) para o dossiê;

3.7 Caberá à Comissão Editorial escolher as datas de publicação dos dossiês dentro do fluxo da Revista.