OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE EM FREIRE E BAUMAN

ação transformadora sobre a lógica do mercado de consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69116

Palavras-chave:

Subjetividade. Paulo Freire. Zygmunt Bauman.

Resumo

Este artigo busca na análise da relação entre os conceitos de subjetividade e objetividade enquanto dimensões constitutivas das identidades dos indivíduos, compreensão sobre os efeitos da mudança no sistema de controle capitalista em sua forma atual. Usa como referência o pensamento do filósofo e educador brasileiro Paulo Freire sobre sua interpretação da relação entre opressor e oprimido como condicionante da dialética entre subjetividade e objetividade, e o pensamento do sociólogo polonês Zygmunt Bauman sobre as formas com as quais o sistema capitalista se apropria dos meios tecnológicos de produção e consumo para atualizar a estrutura social de controle que garante a manutenção de sua contradição essencial, a saber, de que a busca pela maximização do acúmulo de valor diminui cada vez mais sua própria fonte de geração, o trabalho abstrato. Foi possível identificar na dialética freiriana e na ambivalência baumaniana, elementos teóricos de consenso que podem sustentar uma proposta de ação pedagógica para o desenvolvimento da reflexão crítica associada à ação transformadora, enquanto possibilidade de resgate da subjetividade cooptada pela lógica do consumismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Percy Fernandes Maciel Jr, Instituto Federal do Paraná

Percy Fernandes Maciel Jr é professor (EBTT) de Física, Campus Palmas do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Mestre e doutorando em Ensino de Ciências pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua na área de robótica educacional e fabricação digital voltadas à formação continuada de professores e coordena o Makerspace (IFLab) no Campus Palmas do IFPR.

Marcelo Lambach, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Marcelo Lambach é professor do Departamento de Química e Biologia, Campus Curitiba da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Doutor em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Química, Ciências e Tecnologia da UTFPR.

Nancy Rosa Alba Niezwida, Universidade Nacional de Misiones (UNaM - Argentina)

Nancy Rosa Alba Niezwida é professora em educação tecnológica da Universidade Nacional de Misiones (UNaM - Argentina). Mestre e doutora em educação científica e tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atua na Facultad de Arte y Diseño da UNaM no curso de formação docente em educação tecnológica, dirige a especialização em ET e coordena  pesquisa e extensão sobre educação freiriana, tecnologia e sociedade.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de Filosofia. Trad. Alfredo Bossi. Rev. Trad. Ivone Castilho Benedetti. 6ª ed. WMF Martins Fontes, São Paulo, SP, 2012.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade e ambivalência. Trad. Marcus Penchel. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ, 1999.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Trad. Plínio Dentzien. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ, 2001.

BAUMAN, Zigmunt. Vida para o consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Trad. Carlos Alberto de Medeiros. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ, 2008.

BAUMAN, Zigmunt. 44 Cartas do mundo líquido moderno. Trad. Vera Pereira. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Ensaios sobre o conceito de cultura. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ, 2012.

BAUMAN, Zygmunt. A cultura no mundo líquido moderno. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Jorge Zahar, Rio de Janeiro, RJ, 2013.

BAUMAN, Zigmunt. Entrevista concedida ao canal Futura, em 25 de setembro de 2015. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=TJG8lPcSUBw.

CHACON, D. R. de A.; SILVA, G. O. e .; PINHEIRO, A. L. F. . A dialética subjetividade-objetividade: elementos marxianos na leitura filosófica de Paulo Freire. Filosofia e Educação, v. 13, n. 2, p. 2338–2356, 2022. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rfe/article/view/8666227.

DULLO, Eduardo. Paulo Freire e a produção de subjetividades democráticas: da recusa do dirigismo à promoção da autonomia. Revista Pro-Posições, v. 25, n. 3, p. 23-43, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/kLwD68zXpDqrYyHDMRG49Hv/abstract/?lang=pt#.

FREIRE, Paulo. Conscientização. Cortez. São Paulo, SP, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Paz e Terra. Rio de Janeiro, RJ, 1987.

HAGUETTE, André. Racionalismo e empirismo na Sociologia. Revista de Ciências Sociais, v. 44, n.1, p. 194-218, 2013. Disponível em: http://www.periodicos.ufc.br/revcienso/article/view/834.

GRAMSCI, Antonio. Maquiavel, a política e o Estado moderno. Civilização Brasileira, Rio de Janeiro, RJ, 1991.

JAPIASSÚ, Hilton; MARCONDES, Danilo. Dicionário Básico de Filosofia. 4ª ed. Jorge Zahar. Rio de Janeiro, RJ, 2006.

MARX, Karl. A Ideologia Alemã. Boi Tempo. São Paulo, SP, 2007.

MARX, Karl. Manuscritos econômico-filosóficos. Boi Tempo, São Paulo, SP, 2010.

PETO, Lucas Carvalho. Corporeidade e processo de trabalho na filosofia de Marx. Marx e o Marxismo. Revista do NIEP-Marx, v. 3, n. 5, 2015. Disponível em: https://niepmarx.com.br/index.php/MM/article/view/126.

REGATIERI, Ricardo Pagliuso. Teoria da ação e Teoria de sistemas em Talcott Parsons e Jürgen Habermas. Estudos de Sociologia, v. 2, n. 25. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/index.php/revsocio/article/view/243767.

SAFATLE, Vladimir P. Materialismo e dialéticas sem Aufhebung: Adorno leitor de Marx; Marx leitor de Hegel. Veritas, v. 62, n. 1, 2017, p. 226-256. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/veritas/article/view/26210.

TORRES, Carlos Alberto. Paulo Freire: The last hegelean? Educational Theory, 1993. Disponível em: http://acervo.paulofreire.org:8080/xmlui/handle/7891/2411.

Downloads

Publicado

2024-12-20

Como Citar

FERNANDES MACIEL JR, P.; LAMBACH, M.; ROSA ALBA NIEZWIDA, N. OBJETIVIDADE E SUBJETIVIDADE EM FREIRE E BAUMAN: ação transformadora sobre a lógica do mercado de consumo. Revista Temas em Educação, [S. l.], v. 34, n. 1, p. e-rte331202509, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2359-7003.2025v34n1.69116. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rteo/article/view/69116. Acesso em: 20 dez. 2024.

Edição

Seção

ARTIGO DE REVISÃO