O Patrimônio Cultural e o patrimônio geológico: o Geoparque Seridó/RN como local de aprendizagem não formal

Autores

  • Almir Félix Batista de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte https://orcid.org/0000-0002-8570-9179
  • Margarida Maria Dias de Oliveira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62075

Palavras-chave:

Patrimônio Cultural, Patrimônio Geológico, Geoparque Seridó, Local de Aprendizagem Não Formal

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos relacionados à possibilidade de aprendizado em locais não formais, tais como os geoparques e especificamente através do Geoparque Seridó. Os geoparques, conforme a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – se baseiam em três premissas: a conservação, a educação e o turismo, na perspectiva de promover ações de preservação/conservação do patrimônio, tanto cultural quanto ambiental (geológico) e suas possibilidades (turismo aliado às ações de preservação) de servirem como motor para o desenvolvimento sustentável dos locais/comunidades/sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. A metodologia utilizada consistiu na revisão bibliográfica de literatura existente sobre a temática para a escrita deste artigo e sua ação prática foi dividida em três momentos: a) as ações de preparação da visita; b) a visita (aula de campo) e c) as ações pós-visita. Nesse sentido, podemos afirmar, mesmo ressaltando que trabalhamos com uma turma de profissionais em formação, que o aprendizado em lugares não formais é possível, viável, salutar e, desde que bem planejado, atingirá os objetivos aos quais se propõe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Almir Félix Batista de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (1996), mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco e doutor em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Social, atuando nos temas patrimônio cultural, memória, história e cultura, história da arte, museologia, ensino de história e livros didáticos. Possui experiência na área de Turismo e sua relação com a apresentação/preservação/manutenção do patrimônio cultural. Realizou Estágio Pós-Doutoral no PPG em Turismo da UFRN.

Margarida Maria Dias de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora Titular do Departamento de História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduada em História e Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco e Estágio Pós-doutoral no PPGH/UFRJ. Pesquisa sobre ensino de História, História do ensino de História e História dos cursos universitários de História, livros didáticos de História, formação de professores, sempre na interligação com a teoria da História e os temas historiografia, memória e patrimônio cultural (histórico).

Referências

CURSO DE TURISMO/UFRN. Projeto Pedagógico do Curso de Turismo. Natal: CCSA/UFRN, 2015.

FREITAS, Idiamara Nascimento de. Projeto Geoparque Seridó: um estudo das práticas turísticas como propulsor para o desenvolvimento local. Dissertação (Mestrado em Turismo). Natal: Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019.

MEDEIROS, Janaina. Entrevista concedida a Almir Félix Batista de Oliveira e a Margarida Maria Dias de Oliveira. Natal, 10 maio. 2019.

NASCIMENTO, Marcos Antônio; OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. Turismo, cultura e meio-ambiente: os geoparques e o desenvolvimento local. In: PORTUGUEZ, Anderson Pereira do; LANZARINI, Ricardo; SANTOS, Rosselvelt José (orgs.). Cultura, natureza e saberes na dinâmica territorial do turismo. Ituiutaba: Barlavento, 2019, p. 11-39.

OLIVEIRA, Almir Félix Batista de. O patrimônio cultural e os livros didáticos de História ou de como se constrói o sentimento de pertencimento (Brasil - 2000-2015). Tese (Doutorado em História). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2016.

UNESCO. Global Geoparks. Disponível em http://www.unesco.org/new/en/natural-sciences/environment/earth-sciences/unesco-global-geoparks/. Acesso em 04 out. 2019.

Downloads

Publicado

2022-07-08

Como Citar

OLIVEIRA, A. F. B. de; OLIVEIRA, M. M. D. de. O Patrimônio Cultural e o patrimônio geológico: o Geoparque Seridó/RN como local de aprendizagem não formal. Saeculum, [S. l.], v. 27, n. 46 (jan./jun.), p. 244–262, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62075. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/62075. Acesso em: 23 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Memória, patrimônio cultural e processos educativos: Diálogos e reflexões