O Patrimônio Cultural e o patrimônio geológico: o Geoparque Seridó/RN como local de aprendizagem não formal
DOI :
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2022v27n46.62075Mots-clés :
Patrimônio Cultural, Patrimônio Geológico, Geoparque Seridó, Local de Aprendizagem Não FormalRésumé
O presente trabalho tem por objetivo discutir alguns aspectos relacionados à possibilidade de aprendizado em locais não formais, tais como os geoparques e especificamente através do Geoparque Seridó. Os geoparques, conforme a Organização para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO – se baseiam em três premissas: a conservação, a educação e o turismo, na perspectiva de promover ações de preservação/conservação do patrimônio, tanto cultural quanto ambiental (geológico) e suas possibilidades (turismo aliado às ações de preservação) de servirem como motor para o desenvolvimento sustentável dos locais/comunidades/sociedades em que os mesmos se encontram inseridos. A metodologia utilizada consistiu na revisão bibliográfica de literatura existente sobre a temática para a escrita deste artigo e sua ação prática foi dividida em três momentos: a) as ações de preparação da visita; b) a visita (aula de campo) e c) as ações pós-visita. Nesse sentido, podemos afirmar, mesmo ressaltando que trabalhamos com uma turma de profissionais em formação, que o aprendizado em lugares não formais é possível, viável, salutar e, desde que bem planejado, atingirá os objetivos aos quais se propõe.
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Références
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