A questão indígena presente nos Livros Didáticos de História

Uma análise a partir das orientações do Guia digital PNLD

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65983

Palabras clave:

Historia ensañada

Resumen

O presente artigo busca fornecer uma análise minuciosa a partir das observações contidas no Guia Digital PNLD 2020, específicas em relação às onze coleções que receberam aprovação para serem utilizadas nas séries finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é destacar de que maneira os especialistas responsáveis pela seleção das coleções enfatizam a temática da História e Cultura indígena. Além disso, examinaremos como essas coleções abordam essa temática, investigando se há uma ênfase na presença indígena em períodos históricos distintos daquele colonial, e se elas transcendem a visão exótica muitas vezes atribuída a essas sociedades. Particularmente, buscamos identificar se as coleções analisadas vão além das obrigações estabelecidas pela Lei 11.645/08, que trata da inclusão obrigatória de conteúdos relacionados à História e Cultura indígena no currículo escolar. Aprofundar-se nessa análise do Guia Digital PNLD 2020 é crucial, uma vez que esse documento desempenha um papel essencial na decisão dos educadores da rede pública de ensino básico ao selecionar as coleções didáticas a serem adotadas. O Guia Digital PNLD 2020 foi selecionado como foco desta pesquisa devido a sua relevância e impacto muitas vezes subestimados no processo de seleção de materiais didáticos. Acreditamos que ao trazer à tona as percepções e avaliações contidas nesse guia, poderemos contribuir para uma compreensão mais abrangente da abordagem da História e Cultura indígena nas coleções didáticas escolhidas, bem como destacar a importância do guia no contexto da educação básica pública. Portanto, através desta análise aprofundada, esperamos lançar luz sobre como as coleções aprovadas para as séries finais do Ensino Fundamental tratam e exploram a riqueza da História e Cultura indígena de forma a enriquecer a experiência educacional dos estudantes.

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Biografía del autor/a

Arnaldo Martin Szlachta Junior, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, docente do departamento de Ensino e Currículo da Universidade Federal de Pernambuco atuando na Licenciatura em História e nos Programa de Pós-graduação em História e no Programa Profissional em Ensino de História.

Wilian Junior Bonete, Universidade Federal de Pelotas

Doutor em História pela Universidade Federal de Mato Grosso, docente departamento de História e do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de Pelotas.

Citas

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Publicado

2023-08-10

Cómo citar

SZLACHTA JUNIOR, A. M.; BONETE, W. J. . A questão indígena presente nos Livros Didáticos de História: Uma análise a partir das orientações do Guia digital PNLD. Saeculum, [S. l.], v. 28, n. 48, p. 162–177, 2023. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65983. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/65983. Acesso em: 21 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê História, Currículo e Pós-colonialidade

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