A questão indígena presente nos Livros Didáticos de História
Uma análise a partir das orientações do Guia digital PNLD
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2023v28n48.65983Palabras clave:
Historia ensañadaResumen
O presente artigo busca fornecer uma análise minuciosa a partir das observações contidas no Guia Digital PNLD 2020, específicas em relação às onze coleções que receberam aprovação para serem utilizadas nas séries finais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é destacar de que maneira os especialistas responsáveis pela seleção das coleções enfatizam a temática da História e Cultura indígena. Além disso, examinaremos como essas coleções abordam essa temática, investigando se há uma ênfase na presença indígena em períodos históricos distintos daquele colonial, e se elas transcendem a visão exótica muitas vezes atribuída a essas sociedades. Particularmente, buscamos identificar se as coleções analisadas vão além das obrigações estabelecidas pela Lei 11.645/08, que trata da inclusão obrigatória de conteúdos relacionados à História e Cultura indígena no currículo escolar. Aprofundar-se nessa análise do Guia Digital PNLD 2020 é crucial, uma vez que esse documento desempenha um papel essencial na decisão dos educadores da rede pública de ensino básico ao selecionar as coleções didáticas a serem adotadas. O Guia Digital PNLD 2020 foi selecionado como foco desta pesquisa devido a sua relevância e impacto muitas vezes subestimados no processo de seleção de materiais didáticos. Acreditamos que ao trazer à tona as percepções e avaliações contidas nesse guia, poderemos contribuir para uma compreensão mais abrangente da abordagem da História e Cultura indígena nas coleções didáticas escolhidas, bem como destacar a importância do guia no contexto da educação básica pública. Portanto, através desta análise aprofundada, esperamos lançar luz sobre como as coleções aprovadas para as séries finais do Ensino Fundamental tratam e exploram a riqueza da História e Cultura indígena de forma a enriquecer a experiência educacional dos estudantes.
Descargas
Citas
ALMEIDA, Maria Regina Celestino de. Identidades étnicas e culturais: novas perspectivas para a história indígena. In: ABREU, Martha & SOIHET, Rachel (orgs.). Ensino de história: conceitos, temáticas e metodologia. 2. ed. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009, p. 27-38.
APPLE, Michael W. Trabalho docente e textos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.
ARROYO, Miguel. Currículo, território em disputa. Petrópolis: Vozes, 2011.
BITTENCOURT, Circe. O saber histórico na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.
BRASIL. 2020. Guia de livros didáticos: PNLD 2020: História: Ensino Médio. Brasília, Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 156 p. Disponível em: https://pnld.nees.ufal.br/assets-pnld/guias/Guia_pnld_2020_pnld2020-historia.pdf, acesso em 26 de março de 2021.
CAIMI, Flávia Eloisa. A História na Base Nacional Comum Curricular: pluralismo de ideias ou guerra de narrativas? Revista do Lhiste-Laboratório de Ensino de História e Educação, Porto Alegre, vol. 3, n. 4, p. 86-92, 2016.
CASSIANO, Célia Cristina de Figueiredo. O mercado do livro didático no Brasil: do Programa Nacional do Livro Didático–PNLD à entrada do capital internacional espanhol (1985-2007). Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2007.
FELIPE, Delton Aparecido; TERUYA, Teresa Kazuko. O “outro” na sala de aula: o cinema no ensino da história e cultura afro-brasileira na educação escolar. Revista Contrapontos, Itajaí, vol. 10, n. 1, p. 82-89, 2010.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
GANDRA, Edgar Ávila; NOBRE, Felipe Nunes. A temática indígena no ensino de História do Brasil: uma análise da coleção didática Projeto Araribá (2008-2013). Revista do Lhiste-Laboratório de Ensino de História e Educação, Porto Alegre, vol. 1, n. 1, p. 40-57, 2014.
GRUPIONI, L. D. B. Livros didáticos e informações sobre as sociedades indígenas no Brasil” In: LOPES DA SILVA & GRUPIONI (orgs.). A Temática Indígena na Escola. Brasília: MEC/MARI/Unesco, 1995, 560 p.
MIRANDA, Sonia Regina; LUCA, Tânia Regina de. O livro didático de história hoje: Um panorama a partir do PNLD. Revista Brasileira de História, São Paulo, vol. 24, n. 48, p. 123-144, 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-01882004000200006
MOTA, Lúcio Tadeu; NOVAK, Éder da Silva. Os Kaingang do Vale do Ivaí – PR: História e relações interculturais. Maringá: EDUEM, 2008
MOTA, Lúcio Tadeu; RODRIGUES, Isabel Cristina. A questão indígena no livro didático “Toda História”. História & Ensino, Londrina, vol. 5, p. 41-59, 1999. DOI: https://doi.org/10.5433/2238-3018.1999v5n0p41
MUNAKATA, Kazumi. Produzindo livros didáticos e paradidáticos. Tese (Doutorado em Educação). São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1997.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de; RAMOS, Marcia Elisa Tete; CAINELLI, Marlene Rosa. As sociedades indígenas nos livros didáticos de história: entre avanços, lacunas e desafios. Revista História Hoje, São Paulo, vol. 7, n. 14, p. 63-85, 2018. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v7i14.471
PEREIRA, Nilton Mullet; RODRIGUES, Mara Cristina de Matos. BNCC e o passado prático: temporalidades e produção de identidades no ensino de história. Archivos analiticos de politicas educativas, Florida, EPAA, vol. 26, n. 107, p. 01-19, 2018. DOI: https://doi.org/10.14507/epaa.26.3494
RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo. Manuais de didática da história no Brasil (1997-2013): entre tensões e intenções. Tese (Doutorado em Educação). Curitiba: Universidade Federal do Paraná, 2015.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para uma sociologia das ausências e uma sociologia das emergências. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, n. 63, p. 237-280, 2002. DOI: https://doi.org/10.4000/rccs.1285
SILVA, Jeferson Rodrigo da. De anônimo a best-seller: digressões sobre o sucesso do Projeto Araribá-História no PNLD de 2008. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, vol. 4, n. 2, p. 102-127, 2012. DOI: https://doi.org/10.5965/2175180304022012102
SILVA, Simone Maria; BORGES, Claudia Cristina do Lago. Educação escolar indígena potiguara: uma análise estrutural e material. Tellus, Campo Grande, n. 38, p. 341-367, 2019. DOI: https://doi.org/10.20435/tellus.v19i38.592
TADEU, Tomaz. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. São Paulo: Autêntica, 2016.
WITTMANN, Luisa Tombini. Ensino (d)e história indígena. São Paulo: Autêntica, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Arnaldo Martin Szlachta Junior, Wilian Junior Bonete
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.