Entre inovação e tradição

a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018)

Autores/as

  • Thábata Araújo de Alvarenga Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69133

Palabras clave:

Aprendizagem Histórica, Pensamento Histórico, Consciência Histórica, Saberes Históricos, Proposta Curricular do Estado da Paraíba

Resumen

Este artigo tem por objetivo analisar as ideias sobre aprendizagem histórica, pensamento histórico e consciência histórica presentes na Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018), apontando os fundamentos e as finalidades dos processos de aprendizagem em História. Interessa-nos saber em que medida a proposta se distancia ou se aproxima da tradição pedagógica e historiográfica. Para tanto, nos apoiaremos no conceito de cognição histórica, cujos princípios e finalidades ancoram-se na epistemologia da História e constituem campo de pesquisa no âmbito da Didática da História e da Educação Histórica. Do ponto de vista teórico observamos que a proposta dialoga tanto com as discussões mais recentes em torno do conhecimento histórico, compreendido aqui como saber acadêmico, quanto com as discussões realizadas no âmbito do Ensino da História, da Didática da História e da Educação Histórica. Se do ponto de vista dos saberes, o currículo ainda é bastante tradicional, elegendo os conteúdos convencionais e canônicos e tomando a cronologia linear como eixo central da narrativa histórica, a análise das ações vinculadas aos objetivos de aprendizagem presentes no documento demonstra um esforço no sentido de fazer com que a compreensão acerca dos eventos históricos se situe no âmbito da sua ciência de origem. No entanto, embora o documento declare que seu objetivo, no campo dos estudos históricos, seja o de desenvolver o pensamento histórico do aluno, a análise dos métodos de ensino propostos, em consonância com os objetivos da aprendizagem e com os saberes instituídos, nos leva a concluir que a Proposta Curricular do Estado da Paraíba prefere manter-se na neutralidade a ter que optar por uma ou outra concepção de ensino-aprendizagem, permanecendo a meio termo entre a tradição e a inovação.

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Biografía del autor/a

Thábata Araújo de Alvarenga, Universidade Federal da Paraíba

Thábata Araújo de Alvarenga é doutora em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PPGH-UFRN) e pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino de História da Universidade Federal da Paraíba (ProfHistória/UFPB).

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Publicado

2024-10-01

Cómo citar

ALVARENGA, T. A. de. Entre inovação e tradição: a Proposta Curricular do Estado da Paraíba (2018). Saeculum, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 155–173, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69133. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69133. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica