O Currículo de História e as Questões de Gênero

A BNCC como Instrumento de Poder

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69260

Palavras-chave:

Currículo, Gênero, Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Ensino de História, Livro didático

Resumo

No presente artigo, pretendemos explorar como as escolhas curriculares que moldam a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) propõem, ou não, discussões de gênero no ensino de História. Para tanto, inicialmente, realizamos uma revisão bibliográfica para contextualizar a emergência da História das Mulheres e da categoria de gênero como um movimento de renovação historiográfica que questiona as narrativas tradicionais, dialogando com autoras como Joan Scott e Judith Butler. Por conseguinte, abordamos a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enquanto uma construção política, marcada por intencionalidades, influenciada pelo cenário neoliberal e pelo eurocentrismo. Foi realizada uma análise documental da BNCC de História voltada para o Ensino Fundamental, através da qual foi possível perceber lacunas na abordagem de gênero e diversidade sexual, destacando a limitação na representação da participação feminina na História. A influência dessa abordagem se estende aos livros didáticos, onde a participação feminina muitas vezes é tratada como um apêndice. Para desenvolver essa discussão, foi realizada uma análise de conteúdo de um livro didático, denominado de “Estudar História” (BRAICK; BARRETO, 2018), da Editora Moderna. A análise permitiu compreender como esses materiais frequentemente reproduzem estereótipos e perpetuam visões tradicionalmente masculinas da História. Propõem-se, assim, caminhos para um ensino de História mais equitativo, sublinhando a importância de uma revisão crítica da BNCC e a produção de materiais didáticos mais inclusivos que desafiem narrativas históricas limitadas e destaquem o protagonismo histórico não apenas das mulheres, como também de outros grupos marginalizados.

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Biografia do Autor

Suzyanne Valeska Maciel de Sousa, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Suzyanne Valeska Maciel de Sousa é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Bolsista da Fundação de Amparo a Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (FACEPE). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciência Política e Relações Internacionais (PPGCPRI) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduada em História pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG-CFP). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Política, História Oral e Ensino de História. Estuda os processos migratórios internacionais e os refugiados e migrantes forçados residentes no Brasil, bem como a inclusão de atores marginalizados pela historiografia tradicional no Ensino de História.

Isamarc Gonçalves Lôbo, Universidade de São Paulo

Doutorando em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), professor titular da Unidade Acadêmica Ciências Sociais (UACS), do Centro de Formação de Professores (CFP), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Mestre em História pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). E-mail: isamarc.goncalves@professor.ufcg.edu.br.

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

SOUSA, S. V. M. de; LÔBO, I. G. O Currículo de História e as Questões de Gênero: A BNCC como Instrumento de Poder. Saeculum, [S. l.], v. 29, n. 50, p. 174–189, 2024. DOI: 10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.69260. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/srh/article/view/69260. Acesso em: 16 out. 2024.

Edição

Seção

Dossiê - O Ensino de História em perspectiva histórica