Mídias na educação: a utilização das mídias material impresso e internet como ferramentas de ensinagem na educação não formal de crianças

Autores

  • Fabíola Francielle de Jesus
  • Viviane Raposo Pimenta
  • Grazielle Nayara Felício Silva

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n6.53374

Palavras-chave:

Mídias na educação, Fábulas, Crianças e adolescentes.

Resumo

Este artigo foi desenvolvido para apresentar os resultados de um trabalho final da especialização em Mídias na Educação cursado na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), cujo objetivo é debater o emprego das mídias material impresso e internet para trabalhar o gênero fábulas nos espaços não escolares, neste caso, em um abrigo institucional de crianças. Esta pesquisa é relevante por contribuir com o diálogo relativo à socialização de crianças de forma humanizada e lúdica, refutando o emprego dos castigos físicos, visando a aprendizagem significativa por meio deste gênero literário. Consoante à metodologia trata-se de um estudo de natureza qualitativa, modalidade revisão de literatura, cujos achados foram interpretados com o auxílio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os resultados obtidos notou-se a possibilidade de empregar a literatura infantil nos abrigos institucionais como ferramentas de ensinagem, transcendendo o ato de ler.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-06-17

Edição

Seção

Artigos