Colaboração competitiva: comunicação entre jogadores na comunidade de speedrun de The Legend of Zelda, Ocarina of Time
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56100Palavras-chave:
Colaboração competitiva, Jogos eletrônicos, Inteligência coletiva, Cultura Hacker.Resumo
O artigo aborda o processo comunicacional entre os membros da comunidade de speedrun do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O speedrun é a prática de terminar um jogo o mais rápido possível explorando erros encontrados por jogadores no mesmo. Foram realizadas duas entrevistas com moderadores da comunidade e, também, construído o mapeamento das plataformas usadas pelo grupo para construir seu fluxo de comunicação. Almeja-se mostrar o processo comunicacional entre os membros com o fim de compartilhar suas estratégias usadas para quebrar o jogo e identificar elementos da colaboração competitiva entre seus jogadores. Indica-se que a colaboração competitiva para a comunidade de speedrun é importante e aceita pelos membros. A competição, o desejo de ser o dono do recorde mundial, são usados mais como um incentivo para continuar explorando novas estratégias do que um motivo de tensão ou atrito entre os membros.