Colaboração competitiva: comunicação entre jogadores na comunidade de speedrun de The Legend of Zelda, Ocarina of Time

Autores

  • Luiz Felipe Zago
  • Rafaela Gobatto Hermes

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2020v16n11.56100

Palavras-chave:

Colaboração competitiva, Jogos eletrônicos, Inteligência coletiva, Cultura Hacker.

Resumo

O artigo aborda o processo comunicacional entre os membros da comunidade de speedrun do jogo The Legend of Zelda: Ocarina of Time. O speedrun é a prática de terminar um jogo o mais rápido possível explorando erros encontrados por jogadores no mesmo. Foram realizadas duas entrevistas com moderadores da comunidade e, também, construído o mapeamento das plataformas usadas pelo grupo para construir seu fluxo de comunicação. Almeja-se mostrar o processo comunicacional entre os membros com o fim de compartilhar suas estratégias usadas para quebrar o jogo e identificar elementos da colaboração competitiva entre seus jogadores. Indica-se que a colaboração competitiva para a comunidade de speedrun é importante e aceita pelos membros.  A competição, o desejo de ser o dono do recorde mundial, são usados mais como um incentivo para continuar explorando novas estratégias do que um motivo de tensão ou atrito entre os membros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-08

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS