A plataforma gamificada “Atletismo na escola”
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n2.57627Palavras-chave:
Educação Física, Gamificação, Esportes, Educação, Mídias digitais.Resumo
A investigação sugerida por essa pesquisa foi desenvolver a plataforma digital gamificada “Atletismo na Escola”, para auxiliar professores e alunos ao ensino de Educação Física nas escolas. O objetivo deste trabalho, além de motivar os alunos ao aprendizado da disciplina, foi constituir-se numa opção metodológica para professores que em muitos casos não possuem material apostilado em suas escolas para lecionar. A metodologia proposta se resume em revisão de literatura para aprofundamento dos referenciais teóricos, entrevista semiaberta, pesquisa participante, produção audiovisual com a implantação da plataforma gamificada e por fim, aplicação e avaliação dos resultados obtidos. A experiência foi aplicada com 39 alunos do 5º ano do ensino fundamental (anos iniciais) em duas escolas do município de Araçatuba, interior do Estado de São Paulo. A pesquisa espera ter contribuído para o aprendizado da disciplina pelos alunos por meio de um suporte metodológico aos professores.