Infância conectada: uma análise sobre os impactos da tecnologia no desenvolvimento de crianças entre 2 e 8 anos de idade

Autores

  • Danielle Schneider da Silva
  • Juan Felipe Almada
  • Milena Cherutti
  • Cristiano Max Pereira Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n3.69679

Palavras-chave:

Tecnologia. Desenvolvimento. Infância. Pais.

Resumo

Este estudo visa investigar o impacto excessivo da tecnologia no desenvolvimento de crianças na primeira infância, com idades entre 2 e 8 anos. O objetivo está em preservar as fases da infância no contexto analógico, buscando meios de reviver essa etapa da vida sem violar os direitos da criança. A pesquisa caracteriza-se como exploratória, de natureza básica, com uma abordagem qualitativa e embasamento bibliográfico. A análise foi realizada por meio da aplicação de um questionário online dirigido a pais, professores e responsáveis, com o intuito de compreender a representação atual da infância, a influência da tecnologia em seu cotidiano e como a conexão da criança com a tecnologia se manifesta, seja de forma benéfica ou prejudicial, para o seu desenvolvimento como indivíduo. Como resultado da pesquisa, foram estabelecidos parâmetros projetuais que podem auxiliar no desenvolvimento de projetos de design destinados a abordar o problema identificado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-03-21

Edição

Seção

Artigos