Considerações sobre a produção de jogo baseado no roleplaying game (RPG) para uso no ensino médio

Autores

  • Diego Lourenço Paes
  • Michele Rosset

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2021v17n01.57179

Palavras-chave:

Indústrial cultural, Dualidade estrutural da educação, Práxis.

Resumo

Apresentamos, neste artigo, alguns elementos de reflexão derivados de nossa experiência pessoal de produção de um jogo baseado nos jogos de interpretação de papéis (RPGs) para uso pedagógico no nível médio de ensino. Para tal produção, deve-se levar em conta a relação histórica entre jogos e educação e, sobretudo, a associação entre jogos e a indústria do entretenimento que sobressai em nossa época. A teoria pedagógica da qual se parte também influencia essa tarefa. Partindo da necessidade de um ensino crítico, que permita aos educandos compreender a realidade para transformá-la, de contribuições de Vygotsky e da categoria marxista da práxis, de unidade entre teoria e prática, sugerimos que os RPGs podem servir como instrumentos de ensino ao criar experiências ficcionais em referência às quais se torna possível construir, junto aos adolescentes, o pensamento de caráter científico, já que essa forma de pensamento não pode jamais prescindir de vinculação com a experiência prática.

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Publicado

2021-01-11

Edição

Seção

DOSSIÊ: GAMIFICAÇÃO, JOGOS DIGITAIS E JOGOS DE TABULEIRO NA EDUCAÇÃO