Previsão de Vendas e Dados Estatísticos: O Caso da Woodstock e suas Exportações para os EUA

Authors

DOI:

https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-41458

Keywords:

Previsão de vendas, dados estatísticos, comércio internacional, caso para ensino

Abstract

Este caso para ensino relata o dilema da empresa Woodstock, uma fabricante de portas de madeira. Seu principal mercado consumidor está nos Estados Unidos da América. A empresa, ao longo dos anos, tem apresentado altos e baixos na produção e a necessidade de prever o comportamento do mercado só aumenta. Prever o consumo de portas ajuda a ter maior regularidade no fluxo de caixa e, consequentemente, na produção. O caso foi desenvolvido para oferecer aos alunos de comércio internacional e estatística, base para discussões sobre a eficiência da utilização de dados estatísticos secundários na previsão das vendas e oferecer maior regularidade a todo o sistema operacional de uma empresa. Espera-se que os alunos possam ter senso crítico diante da utilização dos dados estatísticos e olhar também para dentro da organização de forma a aproveitar os recursos disponíveis para atingir as metas de vendas e produção. Recomenda-se a utilização em cursos de Graduação e Pós-graduação, especialmente nas disciplinas de Internacionalização de Empresas, Estatística, Comércio Exterior e demais disciplinas que evoquem o tema de previsibilidade de vendas e estatística.

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Author Biographies

Charles Agostini, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Discente no MBA de Importação e Exportação na Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Raul Beal Partyka, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Mestrando em Administração na Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Jeferson Lana, Universidade do Vale do Itajaí - Univali

Professor no PPGA e PMPGIL da Universidade do Vale do Itajaí - Univali

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Published

2019-03-22

How to Cite

Agostini, C., Beal Partyka, R., & Lana, J. (2019). Previsão de Vendas e Dados Estatísticos: O Caso da Woodstock e suas Exportações para os EUA. Theory and Practice in Administration - TPA, 9(1), 131–139. https://doi.org/10.21714/2238-104X2019v9i1-41458

Issue

Section

Caso para Ensino (Teaching Case)