CORPO SOCIAL E CAPITAL CORPORAL: CONSIDERAÇÕES A PARTIR DA TEORIA SOCIOLÓGICA DE PIERRE BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.7443/problemata.v9i2.41247Palavras-chave:
corpo social, capital corporal, Pierre Bourdieu.Resumo
O presente texto objetiva discutir sobre como as discussões do corpo social e do capital corporal são desenvolvidas nos escritos do sociólogo francês Pierre Bourdieu. Inicia com considerações acerca do corpo e sua construção social, realizando uma conexão com os principais conceitos do autor, destacando o habitus e a incorporação das disposições realizadas nos processos de socialização nos campos sociais e evidenciando, na perspectiva da economia dos bens simbólicos, as discussões sobre o capital corporal, em que as propriedades corporais são entendidas como capital para a obtenção de lucros sociais. Finaliza-se o capítulo discutindo o capital corporal e o investimento no corpo, apontando de forma prática a possibilidade de observação deste tipo de capital e com o extrato das considerações finais, que percorrem alguns argumentos apontados ao longo da publicação com intuito de fechamento.Downloads
Referências
BARBERO GONZÁLEZ, J.I. La escolarización del cuerpo: reflexiones en torno a la levedad de los valores del capital «cuerpo» en educación física. Revista Iberoamericana de educação, 2005.
BOURDIEU, P. Meditações Pascalianas. Rio de Janeiro: Brtrand Brasil, 2001.
______. A dominação masculina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002a.
______. Questions de sociologie. Paris: Minuit, 2002b.
______. O capital social – notas provisórias. In BOURDIEU, P. Escritos de Educação. CATANI, A. M.; NOGUEIRA, M. A. (org.) Petrópolis: Vozes, 2007a.
______. O capital social – notas provisórias. In BOURDIEU, P. Escritos de Educação. CATANI, A. M.; NOGUEIRA, M. A. (org.) Petrópolis: Vozes, 2007b.
______. O senso prático. Petrópolis: Vozes, 2011.
CHEVALLIER, S.; CHAUVIRÉ, C. Dictionnaire Bourdieu. Paris : Ellipses, 2010.
DETREZ, C. Corps In CAZIER, J.-P. (org.). Abécédaire de Pierre Bourdieu. Paris: Vrin, 2006.
GONZÁLEZ, F. J. FRAGA, A. B. Afazeres da Educação Física na escola: planejar, ensinar, partilhar. Erechim: Edelbra, 2012.
JANOWSKI, D. A. As práticas de cultura corporal na escola: entre os significados e a obtenção do capital corporal na disciplina de Educação Física. Dissertação (Mestrado Acadêmico) – Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Paraná. Curitiba: UFPR, 2016.
MEDEIROS, C. C. C. de. Habitus e corpo social: reflexões sobre o corpo na teoria sociológica de Pierre Bourdieu. Movimento, Porto Alegre, v.17, n.01, p.281-300, janeiro/março de 2011.
MONTAGNER, M. A. Pierre Bourdieu, o corpo e a saúde: algumas possibilidades teóricas. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro. vol. 11 n.2: 515-526, 2006.
WACQUANT, L. O legado sociológico de Pierre Bourdieu: duas dimensões e uma nota pessoal. Revista de sociologia e Política, Curitiba, n. 19, p. 99-110, nov. 2002a.
______. Corpo e alma: Notas etnográficas de um aprendiz de boxe. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2002b.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).