GÊNERO E SEXUALIDADE

concepções e discussões acerca da educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Educação, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta alguns levantamentos realizados para a tese de doutorado em educação. Objetiva-se debater as questões de gênero e sexualidade no que tange ao currículo, as diretrizes e as leis propostas para essas questões, problematizando aspectos que deturpam a função social da escola e se incorporam em propostas como a do Projeto Escola sem Partido. O enfoque metodológico efetiva-se em uma pesquisa bibliográfica respaldada em teóricos e teóricas que debatem as questões de gênero, sexualidade, educação, ideologia de gênero, Escola sem Partido e uma análise documental no que tange as leis e diretrizes que envolvem a educação brasileira (Brasil, 1998, 2012 e 2017). Enfatiza-se o debate em torno do Projeto Escola sem Partido, problematizando a proposta e desvendando a ideologia de gênero. Verificou-se que o Projeto Escola sem Partido tem como base o cerceamento do currículo no que tange as discussões de gênero e sexualidade e que essa proibição resulta em formações homofóbicas e misóginas, fortalecendo um currículo segregador das diferenças.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Samira de Moraes Maia Vigano, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Substituta do Instituto Federal de Santa Catarina.

Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina e Professora Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina.

Referências

ABBAGNANO, Nicola. Dicionário de filosofia. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

ARROYO, Miguel Gonzales. Políticas educacionais e desigualdades: à procura de novos significados. V.31, nº 113. Educação e Sociedade. Campinas. 2012.

BALESTRIN, P.; SOARES, R. Gênero na sexualidade nas práticas educativas. Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 16, p. 47-61, jan-jun/2015. Disponível em: http://www.esforce.org.br/index.php/semestral/article/view/483/596. Acesso em 5 dezembro de 2016.

BIROLI, Flávia. A “Ideologia de gênero” e as ameaças à democracia. Blog da Boitempo, 2015. Disponível em: <https://blogdaboitempo.com.br/2015/06/26/a-ideologia-de-genero-e-as-ameacas-a-democracia/#prettyPhoto>. Acesso em: 15 de nov. de 2016.

CARA, Daniel. O programa “Escola sem Partido” quer uma escola sem educação. In: Ação Educativa Assessoria, Pesquisa e Informação (Org.). A ideologia do movimento Escola Sem Partido: 20 autores desmontam o discurso. São Paulo: Ação Educativa, 2016.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. São Paulo: Cortez; Autores Associados, 1982.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 23 ed. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FURLANI, Jimena. "Ideologia de Gênero"? Explicando as confusões teóricas presentes na cartilha. Versão Revisada 2016. Florianópolis: FAED, UDESC. Top afiliados Laboratório de Estudos de Gênero e Família, 2016.

GADOTTI, Moacir. A Escola Cidadã frente à Escola sem Partido. Disponível em: <http://paulofreire.org/noticias/500-a-escola-cidada-frente-a-escola-sem-partido>. Acesso em: 4 nov. 2016.

GIROUX, Henry. Teoria crítica e resistência em educação: para além das teorias da reprodução. Petrópolis, Vozes, 1986.

GIROX, Henry. Qual o papel da pedagogia crítica nos estudos de língua e de cultura? Entrevista com Henry Giroux. Revista Crítica de Ciências Sociais, n., 73, dez. 2005. p. 131-143.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. Ação Afirmativa e Princípio Constitucional da Igualdade: o direito como instrumento de transformação social. A experiência dos EUA. Rio de Janeiro: Renovar, 2001.

GRAUPE, Mareli Eliane; SOUSA, Lúcia Aulete Búrigo de. Políticas públicas de gênero no campo da educação. In: GROSSI, Miriam Pillar; GARCIA, Olga Regina Zigelli; MAGRINI, Pedro Rosas. Especialização em Gênero e Diversidade na Escola - Livro II - Módulo II. Florianópolis: Copyright, 2015. Cap. 1. p. 72-110.

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A Pedagogia do Armário: heterossexismo e vigilância de gênero no cotidiano escolar. Educação On-Line (PUCRJ), v. 10, p. 64-83, 2012.

LOURO, Guacira Lopes. O corpo educado: pedagogias da sexualidade. Tradução dos artigos: Tomaz Tadeu da Silva. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

MOTTA, Flávia de Mattos. Gênero, sexualidade e educação. In: SARTORI, Ari José; BRITO,Néli Suzana (Org.). Gênero na educação: espaço para a diversidade. 2 ed. Florianópolis: Genus, 2006. p. 48‐63.

OLIVEIRA, Ivanilde Apoluceno de. Contribuições da Educação de Paulo Freire para a Gênese da Interculturalidade no Brasil. In: VIII Colóquio Internacional Paulo Freire Educação como Prática da Liberdade: saberes, vivências e (re) leituras em Paulo Freire. Recife, UFPE, set 2013.

PIOVESAN, Flávia. Poder Judiciário. Caderno de Direito Constitucional: Direitos Humanos e o Direito Constitucional Internacional. V. 5. Escola da Magistratura do Tribunal Regional Federal da 4ª região – EMAGIS - Rio Grande do Sul, 2006. Disponível em: <http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/flaviapiovesan/piovesan_dh_direito_constitucional.pdf>. Acesso em: 06 out. 2017.

SAFFIOTI, Heleieth. Gênero patriarcado violência. São Paulo: Expressão Popular, 2015.

Downloads

Publicado

02-03-2019

Como Citar

VIGANO, S. de M. M.; LAFFIN, M. H. L. F. GÊNERO E SEXUALIDADE: concepções e discussões acerca da educação. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 209–222, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.38670. Acesso em: 12 dez. 2024.