DESDOBRAMENTOS FORMATIVOS DA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PARAÍBA A PARTIR DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57416Palavras-chave:
Formação, Currículo, Educação Infantil, Professores, PotiguaraResumo
O artigo problematiza a relação entre a construção da Proposta Curricular do Estado da Paraíba - com ênfase na etapa da Educação Infantil - e os efeitos formativos gerados ao longo da construção da referida proposta e também posteriormente. Tem como base a reflexão sobre dois documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017, e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba, homologada em 2018. A Proposta Curricular paraibana foi desenvolvida por meio da instituição de uma equipe de coordenadores e redatores e de estratégias de ampliação de interlocutores, que contribuíram com o processo através de rodas de conversa, seminários e consulta on-line. Verificou-se que a organização da equipe e as decisões tomadas pela mesma quanto aos consensos teóricos e metodológicos, bem como a inclusão de vários interlocutores no decorrer do processo contribuíram para que a construção da proposta também se caracterizasse como um processo formativo, que teve efeitos concretos no diálogo estabelecido entre professores potiguara e a equipe que construiu a proposta da Educação Infantil, no sentido de problematizar: 1) o registro dos campos de experiência; e, 2) a matriz curricular. No primeiro caso, foi provocado um questionamento em relação ao registro das atividades, disponibilizado pelo sistema da Secretaria Estadual de Educação. No segundo caso, o debate vem se dando no âmbito do Conselho Estadual de Educação. A relação entre currículo e formação mostrou-se estreita na experiência apresentada e vem se revelando um caminho profícuo no debate que envolve questões curriculares mais amplas.
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Referências
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