DESDOBRAMENTOS FORMATIVOS DA PROPOSTA CURRICULAR DE EDUCAÇÃO INFANTIL DA PARAÍBA A PARTIR DA BNCC
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57416Palavras-chave:
Formação, Currículo, Educação Infantil, Professores, PotiguaraResumo
O artigo problematiza a relação entre a construção da Proposta Curricular do Estado da Paraíba - com ênfase na etapa da Educação Infantil - e os efeitos formativos gerados ao longo da construção da referida proposta e também posteriormente. Tem como base a reflexão sobre dois documentos oficiais: a Base Nacional Comum Curricular, homologada em 2017, e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba, homologada em 2018. A Proposta Curricular paraibana foi desenvolvida por meio da instituição de uma equipe de coordenadores e redatores e de estratégias de ampliação de interlocutores, que contribuíram com o processo através de rodas de conversa, seminários e consulta on-line. Verificou-se que a organização da equipe e as decisões tomadas pela mesma quanto aos consensos teóricos e metodológicos, bem como a inclusão de vários interlocutores no decorrer do processo contribuíram para que a construção da proposta também se caracterizasse como um processo formativo, que teve efeitos concretos no diálogo estabelecido entre professores potiguara e a equipe que construiu a proposta da Educação Infantil, no sentido de problematizar: 1) o registro dos campos de experiência; e, 2) a matriz curricular. No primeiro caso, foi provocado um questionamento em relação ao registro das atividades, disponibilizado pelo sistema da Secretaria Estadual de Educação. No segundo caso, o debate vem se dando no âmbito do Conselho Estadual de Educação. A relação entre currículo e formação mostrou-se estreita na experiência apresentada e vem se revelando um caminho profícuo no debate que envolve questões curriculares mais amplas.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 20 dez. 2020.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF., 26 jun 2014. Disponível em https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL. Lei 12796/13 | Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação nacional, para dispor sobre a formação dos profissionais da educação e dar outras providências. 2013. Disponível em? https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/1034524/lei-12796-13. Acesso em: 15 jan. 2021.
BRASIL. Presidência da República. Resolução no. 5, de 17 de dezembro de 2009: institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ Constituiçao.htm. Acesso em: 20 dez. 2020.
PARAÍBA. Proposta Curricular do Estado da Paraíba, 2018. Disponível: https://sites.google.com/see.pb.gov.br/probnccpb/proposta-curricular-ei-e-ef. Acesso em: 20 dez. 2020.
LARROSA, Bondia, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Pro-Posições. Campinas. v. 26, n. (77), p. 223-239, 2002.
SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO INFANTIL - CONSIDERAÇÕES A PARTIR DAS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS. Educ. rev., Belo Horizonte, v. 34, e188125, 2018. Available from http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-46982018000100149&lng=en&nrm=iso. access on 26 Jan. 2021. Epub July 19, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698188125.
SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de Identidade: uma introdução às teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.