PESQUISAS NA PANDEMIA E OS ARTEFATOS DA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60700Resumo
Neste artigo, trabalhamos como alguns dos deslocamentos metodológicos na corrente de pesquisas nos/dos/com os cotidianos acentuados no período de pandemia. Alguns deles já existentes e outros que surgiram especialmente porque a má da distribuição da Internet pelo país e a insuficiência dos artefatos tecnológicos de docentes e discentes, colocou mais claro as diferenças abissais existentes na população brasileira quanto ao acesso à Educação e aos processos curriculares nas escolas. A análise e exposição dessas questões é feita com o apoio nas questões teórico-metodológicas com que trabalhamos: redes educativas, personagens conceituais, circulação científica, relações ‘práticasteorias’. Essa análise tem a contribuição das conversas que realizamos com textos de Certeau, Deleuze-Guattari e autores/autoras brasileiras que trabalham em pesquisas com os cotidianos.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Nilda. Os ‘mundos culturais’ dos docentes. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; BALASSIANO, Ana Luiza Grillo; OLIVEIRA, Anne-Marie Milon (Orgs.). Escrita de si, resistência e empoderamento. Curitiba: CRV, 2014. p. 203 – 214
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
ALVES, Nilda; CHAGAS, Cláudia; MENDONÇA, Rosa Helena. Usar filmes para fazer surgir modos de atuar nos currículos – migrações e cotidianos escolares. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SÜSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 199 – 211
ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSUKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45
AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes; ALVES, Nilda. Circulação científica na criação de ‘conhecimentossignificações’ em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no Google. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo (Orgs). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Ilhéus, BA: Editus, 2018. p. 189-202
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos.2015. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2015.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Redes de conhecimentos e significações e a divulgação científica em Educação – o caso do jornal eletrônico Educação & Imagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2010.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. 4 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. S. Paulo: Brasiliense, 2007.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, vol. 20, n. 63, out.-dez/2015. p. 1033-1056.
LARROSA, Jorge. Epílogo. A Arte da conversa. In SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: D, P&A, 2003. p. 211 – 216.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Apresentação. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do Cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas (Orgs). Curitiba: CRV, 2019. p. 9-18.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012. p. 47-70.
VOGT, Carlos (org.) Cultura Científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.
formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019: 19-45.
AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes; ALVES, Nilda. Circulação científica na criação de ‘conhecimentossignificações’ em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no Google. In: Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Cristiane Porto; Kaio Eduardo Oliveira; Flávia Rosa (Orgs.). Ilhéus, BA: Editus, 2018: 189-202.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos. Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2015. (tese de doutorado)
Redes de conhecimentos e significações e a divulgação científica em Educação – o caso do jornal eletrônico Educação & Imagem. Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2010. (dissertação de mestrado)
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. 4 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. S. Paulo: Brasiliense, 2007.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, vol. 20, n. 63, out.-dez/2015:1033-1056. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27542118012
LARROSA, Jorge. Epílogo. A Arte da conversa. In SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: D, P&A, 2003: 211 – 216.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Apresentação. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do Cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas (organizadores). Curitiba: CRV, 2019: 9-18.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: Carlos Eduardo Ferraço e Janete Magalhães Carvalho (orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012: 47-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.