GRAXA-DE-ESTUDANTE

uma flor entre usos, releituras e re-existências

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41353

Palavras-chave:

Currículos, Cotidianos, Cultura

Resumo

Com o objetivo de provocar problematizações e produções de sentidos acerca das reinvenções e dos movimentos de re-existência possíveis nos/dos/com os cotidianos escolares e culturas, este artigo propõe conversações histórico-ficcionais, estético-políticas e científico-literárias acerca de usos que subversam as escrituras curriculares. Toma, para tanto, a perspectiva cotidianista de currículo. A partir dos conceitos de: reinvenção, usos cotidianos, estratégia e tática de Certeau (2009); desterritorialização, reterritorialização, linhas molares, moleculares e de fuga de Deleuze e Parnet (2004), de Deleuze e Guattari (1997a; 1997b, 2003), de Guattari e Rolnik (1986), e de Rolnik (2007); jogos de poder e jogos de verdade de Foucault (2006); o artigo apresenta possíveis usos da flor graxa-de-estudante (hibisco) pelos estudantes como táticas, linhas de fuga, desterritorializações e jogos de poder, por meio de reinvenções potentes diante de normas escolares rígidas que materializam linhas molares em mecanismos de controle e vigilância.

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Biografia do Autor

Carlos Eduardo Ferraço, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo e Professor associado IV da Universidade Federal do Espírito Santo.

Fabiano de Oliveira Moraes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor Adjunto do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação (DLCE/CE/UFES).

Referências

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Publicado

31-12-2018

Como Citar

FERRAÇO, C. E.; MORAES, F. de O. GRAXA-DE-ESTUDANTE: uma flor entre usos, releituras e re-existências. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 3, n. 11, 2018. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41353. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2018v3n11.41353. Acesso em: 18 nov. 2024.

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