SE NÃO SE SABE DE ANTEMÃO COMO ALGUÉM VAI APRENDER, COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.40925

Palavras-chave:

Educação Infantil., Avaliação., ase Nacional Comum Curricular., Aprendizagem inventiva.

Resumo

Em tempos de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que interfere diretamente no tripé Currículo, Formação Docente e Avaliação, o presente artigo coloca em questão os procedimentos avaliativos para além de uma lógica classificatória. Como campo problemático questiona como estabelecer, previamente, critérios avaliativos para a Educação Infantil, se nunca se sabe de antemão como alguém vai aprender? Como intercessores teóricos mobiliza os estudos de Carvalho (2009; 2012); Deleuze (2003; 2007); Esteban; Lacerda (2012); Kohan (2005); Lopes (2015); Sousa (1997; 2014). Metodologicamente, organiza uma problematização documental, a partir das legislações educacionais para a Educação Infantil e da BNCC, assim como, pelo acompanhamento dos registros de outras escritas possíveis dos processos aprendentes produzidos por professoras de um Centro de Educação Infantil da Universidade Federal do Espírito Santo. Primeiramente, apresenta um breve histórico de como se constituíram os processos legislativos e de avaliação na Educação Infantil; posteriormente, dialoga sobre a aprendizagem e avaliação como algo processual e relacional; faz uma aposta na aprendizagem inventiva proporcionada pelos encontros vividos nos cotidianos escolares; nos sujeitos de saberes, fazeres e poderes, considerando a avalição como acompanhamento dos processos aprendentes; por fim, traz uma crítica a imposição de critérios previamente estabelecidos para a avaliação da aprendizagem na infância, como os que se destacam na BNCC. Sendo assim, não há como determinar de que maneira alguém aprende, sendo necessário apostar em processos de avaliação onde professores e alunos são coautores do ensino e da aprendizagem, para além da lógica quantificável e dicotômica que predomina na Educação.

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Biografia do Autor

Larissa Ferreira Rodrigues Gomers, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Professora do Ensino Básico Técnico e Tecnológico na Universidade Federal do Espírito Santo.

Ana Cláudia Santiago Zouain, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Mestrado Profissional em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo.

Kezia Rodrigues Nunes, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

26-05-2019

Como Citar

GOMERS, L. F. R.; ZOUAIN, A. C. S.; NUNES, K. R. SE NÃO SE SABE DE ANTEMÃO COMO ALGUÉM VAI APRENDER, COMO AVALIAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 339–351, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n2.40925. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n2.40925. Acesso em: 18 nov. 2024.