NA PRODUÇÃO DA EXISTÊNCIA À NECESSÁRIA COMPOSIÇÃO ENTRE CURRÍCULOS E TECNOLOGIAS
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i3.64373Palavras-chave:
Currículos, Tecnologia, CriaçãoResumo
O presente artigo problematiza as relações de forças heterogêneas que atravessam o cotidiano escolar, considerando-o como um campo macro e micropolítico. Aposta na produção de uma existência múltipla tecida entre formas, forças e fluxos que modelam e/ou criam os espaços-tempos escolares. Para tanto, busca estabelecer, de modo remoto, no período pandêmico, no ano de 2021, encontros formativos com professores de escolas públicas do município de Serra, Espírito Santo, na tentativa de potencializar currículos e aprendizagens menos compartimentalizados no encontro com os signos artísticos. Assim, em redes de conversações com professores, questiona a educação dogmática baseada na reprodução do pensamento em prol da prática de uma educação inventiva que se desloca a pensar outros possíveis com a arte e com a tecnologia. Discute a relação tecnologia e sociedade, bem como as investidas constantes do capitalismo de se apropriar dos corpos na produção de subjetividades homogêneas. Por fim, afirma uma educação que não se aprisiona diante da sujeição maquínica dos corpos, mas que se tece enquanto resistência e criação.
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