PROBLEMATIZANDO OS CONCEITOS DE DIVERSIDADE E IDENTIDADE: os documentos da SECADI e as implicações para o currículo
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.31690Resumo
Objetiva o artigo analisar o conceito de diversidade e identidade no discurso governamental expresso nos documentos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Aborda, assim, a propalada “Educação para Todos” como um fenômeno que se manifesta a partir das últimas décadas do século XX, mais precisamente a década de 1990, momento em que aumenta a produção de pesquisas, bem como a elaboração de documentos por esta secretaria, e, outros ordenamentos legais. Utiliza como abordagem metodológica, a pesquisa documental-bibliográfica e a análise do discurso, tecendo reflexões acerca dos fundamentos do discurso governamental sobre o conceito de diversidade e identidade, bem como, da potência desta produção teórico-legal no sentido de produzir ou fomentar práticas curriculares de coexistência das diferenças e de um currículo intercultural ou de invisibilizar e negar as diferenças por meio da proposição de um currículo homogeneizador. Pretende, analisar o conceito de diversidade e identidade e suas implicações para o currículo, discutindo assim, as diferentes abordagens, teórico-práticas no trato dos conceitos analisados em suas consequências para o campo do currículo escolar. Palavras chave: Inclusão. Identidade. Diversidade. Diferença. Currículo intercultural. Currículo homogeneizador.Downloads
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